• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Educação Começam inscrições do vestibular e SSA 2018 da UPE

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/07/2017 08:40 Atualizado em: 17/07/2017 09:12

Começam inscrições do vestibular e SSA 2018 da UPE. Foto: Jaqueline/Maia/DP
Começam inscrições do vestibular e SSA 2018 da UPE. Foto: Jaqueline/Maia/DP

Começa nesta segunda-feira o prazo de inscrições do vestibular e
Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2018 da Universidade de Pernambuco (UPE). Até o dia 18 de julho, os candidatos devem fazer as inscrições exclusivamente pela internet, no site http://processodeingresso.upe.br.

A taxa custa de R$ 95. Os estudantes que fazem parte de programas sociais, como Bolsa Família e tiverem o Número de Identificação Social (NIS), podem solicitar isenção da taxa de inscrição, assim como aqueles que estudam em escola pública desde o 6° ano do ensino médio. A solicitação pode ser feita apenas na primeira semana, de 17 a 21 de julho, já que será feita uma análise para verificar se os cadastros estão regularizados, cabendo recurso caso a isenção seja negada.

Estão sendo oferecidas 3.460 vagas divididas entre os 55 cursos dos 11 campi da Universidade. As vagas são oferecidas nos campi Santo Amaro, Faculdade de Administração, Escola Politécnica, Caruaru, Mata Norte, Mata Sul, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde e Salgueiro.

Outra forma de ingressar na UPE é através do processo de mobilidade estudantil. Até o dia 19 de dezembro a Universidade está recebendo requerimentos para o preencher 1.118 vagas em cursos de graduação em 10 campi da instituição. Podem concorrer estudantes da própria UPE que desejam mudar de curso ou área de conhecimento, portadores de diploma ou estudantes de outras instituições. As inscrições custam R e também cabe isenção.
 
 
Este ano, a UPE ganhou novo curso para o  A graduação em Física de Materiais vai ofertar 20 vagas e será o quarto curso ministrado no Capus Benfica.

As provas do SSA para alunos do 3° ano do ensino médio ocorrem pela manhã nos dias 19 e 20 de novembro, já quem cursa 1° e 2° ano fará provas nos dias 3 e 4 de dezembro pela manhã e tarde, respectivamente. Ao todo, metade das vagas serão destinadas a quem concorre pelo SSA e mais 1.730 para aqueles que vão optar por cursos da UPE através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo 40% do total destinado ao Sietma de Cotas Sociais. Qualquer candidato pode concorrer pelos dois sistemas de avaliação, tanto o SSA como o Sisu.

Os dois dias de prova do SSA 3 terão 4h e meia de duração. No primeiro dia serão 42 questões divididas entre as disciplinas de Português, Matemática, Língua estrangeira, filosofia além de uma proposta de redação. Já no segundo, a prova terá 58 questões distribuídas entre os conteúdos de Física, Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia. Os candidatos do SSA 1 e 2 terão 4h para responder 44 questões de Português, Matemática, Física, Língua estrangeira e filosofia e o mesmo tempo para 46 questões de Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia.

"Essa é uma avaliação seriada feita com conteúdo correspondente ao ano que o candidato está cursando seguindo o currículo e o calendário escolar. A UPE está passando a oferecer 55 cursos e a graduação em Física de Materiais vem para atender uma demanda específica do estado de Pernambuco, sobretudo nas indústrias", conta o presidente da comissão de vestibular da UPE, Ernani Martins.

O critério avaliado será aproveitamento de estudos, para alunos internos e a nota do Enem para alunos de outras Universidades. "Estamos realizando uma revisão de todos os projetos pedagógicos, redefinindo os perfis dos cursos e adaptando às necessidades do mercado. A partir de agora, a Mobilidade Acadêmica Estudantil se torna um processo permanente que faremos a cada semestre", conta o pró-reitor de Graduação, Luiz Alberto Ribeiro.


Confira o calendário:

Inscrições:
SSA: 17/07 a 18/08/2017
Solicitação de isenção (candidatos com NIS): de 17 a 21/07/2017
Taxa: R$ 95

Provas:
SSA 3: 19 e 20 de novembro de 2017 (manhã)
SSA 1: 03 e 04 de dezembro de 2017 (manhã)
SSA 2: 03 e 04 de novembro de 2017 (tarde)



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.