• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Estradas Operação Corpus Christi da PRF soma 81 acidentes com 64 feridos e quatro mortos Quase duas mil autuações foram emitidas; dez pessoas foram presas por vários crimes

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/06/2017 11:10 Atualizado em: 19/06/2017 11:20

Base de Operações Aéreas e Samu foram acionados para remover  menino de oito anos, do Hospital de Bezerros para o Hospital da Restauração, no Recife. Foto: PRF/ Divulgação
Base de Operações Aéreas e Samu foram acionados para remover menino de oito anos, do Hospital de Bezerros para o Hospital da Restauração, no Recife. Foto: PRF/ Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF-PE) registrou 81 acidentes com 64 feridos e quatro mortos durante a Operação Corpus Christi, realizada nas rodovias federais do estado entre a quarta-feira e o domingo passados.Em 2016, a mesma operação, realizada entre os dias 25 a 29 de maio, somou 69 acidentes, com 38 feridos e oito mortes.

Este ano, o acidente mais grave aconteceu às 2h da madrugada da sexta-feira passada, no quilômetro 61 da BR 408, em Carpina, na Mata Norte. Uma van colidiu de frente contra um carro, deixando os cinco ocupantes da van feridos e causando a morte do motorista do automóvel, de 37 anos. O motorista da van não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi constatado através do bafômetro que ele havia ingerido bebida alcoólica. Após atendimento médico, o homem foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil da região.

Em outro acidente, a Base de Operações Aéreas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para realizar uma remoção de um menino de oito anos, do Hospital de Bezerros para o Hospital da Restauração, no Recife. Ele foi vítima de um capotamento e teve um trauma no tórax.

 

Ao longo de cinco dias a PRF fiscalizou 3.792 veículos e 3.543 pessoas, sendo emitidas 1.813 autuações por diversas irregularidades. Entre elas, destacam-se 126 pelo não uso do cinto de segurança, 32 por ultrapassagens em local proibido, sete por manusear o celular, cinco pela falta da cadeirinha e quatro pela ausência do capacete. Além disso, foram registradas 668 imagens de veículo com excesso de velocidade através do uso de radares.

O combate à alcoolemia contou com o apoio de equipes da Operação Lei Seca e foram realizados 1.390 testes com o bafômetro, que resultaram em 59 autuações e na prisão de seis pessoas que dirigiam sob efeito de álcool.  Neste sentido, diversos comandos foram realizados na Região Metropolitana do Recife, no Agreste e no Sertão.

Nesse período, também foram recolhidos 133 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs), 82 veículos e 59 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). A fiscalização de caminhões registrou 181 toneladas de excesso de peso e emitiu 11 autuações por irregularidades no serviço de escolta de veículos de carga.

O combate à criminalidade contou com o apoio de grupos especializados, sendo recuperados quatro veículos e presas dez pessoas, por crimes como roubo, porte de drogas, receptação de veículos roubados e com mandados de prisão em aberto por homicídio e tráfico de drogas.

As ações de conscientização a motoristas e passageiros também foram realizadas nos postos da PRF, sendo orientadas 156 pessoas sobre cuidados que devem ser adotados para um trânsito mais seguro. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.