• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Saúde Mutirão Veterinário nos Bairros chega a Areias Consultas clínicas e vacinação para raiva foram os principais serviços oferecidos.

Por: Gabriela Araújo

Publicado em: 17/06/2017 11:36 Atualizado em: 17/06/2017 13:29

Dicas e orientações sobre cuidados e direitos dos animais foram dadas pelos profissionais de saude. Crédito: Gabriela Araújo/Esp.DP
Dicas e orientações sobre cuidados e direitos dos animais foram dadas pelos profissionais de saude. Crédito: Gabriela Araújo/Esp.DP

Na manhã deste sábado (17), aconteceu a 31ª edição do mutirão Veterinário nos Bairros, que tem como objetivo levar serviços básicos de atendimento clínico para gatos e cães. Desta vez, o bairro atendido foi Areias, na Escola Estadual Senador Nilo de Souza Coelho, que fica dentro do Conjunto Residencial Ignez Andreazza. Das 9h às 12h, horário de duração do mutirão, havia dez veterinários da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) disponíveis para realizar atendimento.

Consultas clínicas e vacinação para raiva foram os principais serviços realizados. Além disso, se o cão ou gato apresentasse necessidade, era possível realizar exames como eletrocardiograma e aferição de pressão arterial. Dicas e orientações sobre cuidados e direitos dos animais também foram dadas pelos profissionais.

A aposentada Josefa Maria de Sales, 68, por exemplo, foi ao mutirão para checar como as suas duas cachorras estão e vaciná-las. "Achei ótimo porque sou muito ocupada, não tenho tempo de levá-las para lugares distantes", comenta. Como a ação foi no seu bairro, ficou mais fácil. Ela já tinha participado do mutirão no ano passado.

O garçom Saulo Almeida levou Maya e Raj para tomarem vacina e serem consultados. Crédito: Gabriela Araújo/Esp.DP
O garçom Saulo Almeida levou Maya e Raj para tomarem vacina e serem consultados. Crédito: Gabriela Araújo/Esp.DP
Já o garçom Saulo Almeida, 56, foi hoje pela primeira vez em um mutirão veterinário. Ele levou Raj e Maya, seus dois cães, também para serem consutados e tomarem vacina. "Eu sempre levava em clínica particular, mas aí resolvi conhecer aqui", diz. A professora Janete Sobral, 53, foi ao mutirão porque a sua cachorra Uchi teve bebê recentemente, então quis saber como ela está e se vai ser cadastrada. Além disso, também aproveitou para vacinar a cachorra.

De acordo com Robson Melo, secretário-executivo dos Direitos dos Animais, o objetivo do mutirão é proporcionar atendimento veterinário de qualidade às pessoas que não têm condições de levar o animal para ser atendido em uma clínica particular. "A ação é realizada uma vez por mês e escolhemos o bairro de acordo com a demanda", explica. Segundo ele, a  média de atendimentos nesta manhã era de 300 animais. O próximo bairro sede do Veterinário nos Bairros ainda não foi definido. Ao total, a ação já realizou cerca de 6.500 atendimentos.

Hospital Veterinário do Recife (HVR)

O Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, iniciou as atividades no mês passado.O local realiza atendimentos clínicos, emergenciais, exames e vacinação. São três consultórios, uma sala de cirurgia e uma sala de pós-operatório.

O HVR tem capacidade de realizar mais de 2.200 procedimentos por mês, sendo 70 atendimentos clínicos diários e mais de 35 exames radiográficos por dia. De acordo com o atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que também estava presente no mutirão Veterinário nos Bairros na manhã deste sábado (17), apesar de o HVR estar realizando mais atendimentos do que o previsto, a principal dificuldade é que poucas pessoas estão marcando as consultas previamente. "A gente precisa que seja respeitada essa questão da marcação de consultas. No caso de urgência, o atendimeto deve ser imediato, caso contrário, o ideal é marcar pelo telefone", diz.

Mutirão Recife em Ação

Além do mutirão Veterinário nos Bairros, também aconteceu na manhã desde sábado (17) o Mutirão Recife em Ação, no bairro de Areias. Serviços e ações nas áreas de saúde, educação, cidadania e infraestrutura foram realizados com foco nos moradores das comunidades de Jardim Uchôa e Vila Tamandaré. O evento teve inicio às 8h, na Escola Municipal Governador Miguel Arraes.

Serviços de prevenção a doenças foram ofertados pelo programa Saúde em Todo o Lugar. Além disso, era possível fazer teste de HIV e Sífilis, mamografia, atualizar o cartão de vacinação assistir palestras sobre saúde bucal, entre outras ações. Os moradores também receberam orientações quanto ao controle do mosquito Aedes aegypti. Na área de infraestrutura, foi recebida a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que ficou responsável por reforçar serviços nas áreas de drenagem, pavimentação, limpeza urbana e iluminação pública.

 

 

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.