• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
projetos sociais Projeto de estudantes de arquitetura busca mostrar a verdadeira beleza do Recife Cinco estudantes do oitavo período de arquitetura da UFPE se uniram e formaram o projeto: "Oxe, minha cidade é massa", que realiza e expõe ações sociais pela cidade

Por: Hugo Melo

Publicado em: 12/06/2017 22:41 Atualizado em: 12/06/2017 23:13

Foto: Rebecca Dantas/Cortesia  (Foto: Rebecca Dantas/Cortesia )
Foto: Rebecca Dantas/Cortesia


Diante de tantos problemas, da correria do dia a dia e dos dissabores cotidianos, fica difícil parar e contemplar a beleza da cidade. O povo recifense é conhecido por seu bairrismo, mas, nos últimos anos, o sentimento vem entrado em crise e se tornou comum que antigos defensores ferrenhos do espírito do Capibaribe tenham virado às costas e passado a criticar, com a mesma gana, sua própria cidade. Com o objetivo de combater essa "tendência", cinco estudantes de arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco resolveram se unir para relembrar aos moradores do Recife a verdadeira beleza da cidade. Rebecca Dantas, Evandro Henriques, Larissa Garrido, Izabella Tavares e Adriano Rodrigo desenvolveram um projeto que não poderia ter nome mais apropriado, tampouco mais Pernambucano. Com vocês, "Oxe, minha cidade é massa". 

Com suporte nas principais redes sociais, o projeto já expõe seu objetivo na apresentação de sua fanpage no Facebook: "buscamos mostrar e entender as  particularidades da cidade do Recife e arredores. Visando entender porque muitas vezes, mesmo Recife sendo tão massa, é tão difícil para nós cidadãos enxergarmos isso. Além disso, queremos discutir problemas com a sociedade de forma a nos posicionar como parte da cidade e como agentes catalisadores da mudança. E enquanto isso, resgatar o nosso olhar acerca das potencialidades e belezas do nosso espaço". Além da fanpage no Facebook, o projeto conta ainda com um perfil no Instagram e um canal no YouTube.

O projeto, que começou em primeiro de maio deste ano, busca expor a cidade. "No início, a gente queria fazer ações sociais, mas percebemos que elas já existem. Então a gente percebeu que o que precisamos é divulgá-las. Fizemos videos e promovemos os projetos e os lugares. Nossa primeiro vídeo foi o do Capibar, que pouca gente sabe, mas o objetivo principal não é o entretenimento, como casa de eventos, é conscientizar sobre a poluição no Rio Capibaribe", disse Rebecca Dantas, uma das fundadoras do projeto.

Nas ruas, o grupo já esteve envolvido em diversos projetos. Recentemente se envolveram com a Associação por Amor às Graças e o projeto Se essa rua fosse minha, e participaram do Café da manhã na calçada. Nesse dia, o grupo coletou madeira da rua e do CEASA e fez lixeiras e bancos para a Rua Abelardo. Além disso, ainda houve música e ciranda com gente de todas as idades. A ação teve como objetivo recuperar o sentido e a vivência das ruas. 

O Oxe também formou uma parceria com o grupo Rap de Vitrine, que vai realizar, no dia 5 de agosto, um evento de rap voltado para doação de alimentos. Além de participar e expor as ações voltadas para a cidade, na fanpage e no instagram o projeto posta dicas e sugestões para quem quer enriquecer a sua vivência na capital pernambucana. No Dia dos Namorados, por exemplo, postaram um vídeo com dicas de onde ir e o que fazer. No próximo sábado, 17 de junho, o grupo foi convidado para participar de uma atividade do @BatePapoSutentável, onde eles vão revitalizar um espaço verde para crianças do instituto Agir.

O projeto também promove pequenas ações virtuais, entre elas, uma playlist colaborativa no Spotify só com musicas recifenses onde todo mundo pode adicionar aquilo que mais gosta de ouvir. O contato com o grupo se dá pelas redes sociais e através de um email, disponível no perfil do Instagram que, além  de servir para contato, serve também para cadastrar uma rede de pessoas interessadas em fazer o bem para cidade. "Nós não queremos mostrar a cidade. Queremos conhecê-la com você. Nós não queremos só falar da cidade. Queremos ouvir o que você tem a dizer. Está aberta a temporada de amor ao Recife. Vem com a gente, só podemos fazer isso juntos. Oxe, minha cidade é massa. A tua cidade", finaliza Rebecca deixando clara a grande missão do projeto.

Assista aqui o vídeo do Dia dos namorados:




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.