• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Carnaval 2017 Domingo de Carnaval consagra Bezerros como o maior polo do interior Nas primeiras horas da manhã, as ruas do entorno da igreja matriz começaram a ganhar a presença para esperar os astros do dia: os papangus

Publicado em: 26/02/2017 15:32 Atualizado em: 26/02/2017 16:29

Casal trouxe as fantasias da Itália, direto para o Carnaval de Bezerros, Foto: Paulo Paiva/DP
Casal trouxe as fantasias da Itália, direto para o Carnaval de Bezerros, Foto: Paulo Paiva/DP

Lá da Itália, a fantasia enchia de luxo as ruas centrais de Bezerros, no Agreste do estado. Os recifenses, Garibaldi Bascos, de 69 anos, e Keila Loureiro, 42 anos, mais uma vez cumpriram o protocolo de trazer de viagem ao exterior um toque que se misturasse à cultura pernambucana, também presente nas escolhas do casal. "A gente vem todo ano a Bezerros, sempre no domingo. Passamos o Carnaval na serra e sempre aparecemos por aqui", disse Garibaldi. "A desse ano veio da Itália e batizamos de 'casal veneziano', mas já trouxemos uma fantasia do Chile e outro ano viemos em busca de uma fantasia de um artesão local, daqui mesmo de Bezerros", complementou Keila.

O domingo de Carnaval é o dia mais esperado da festa de Bezerros, Agreste do estado e, em 2017, consagrou o lugar como terceiro maior pólo carnavalesco de Pernambuco. Nas primeiras horas da manhã, as ruas do entorno da igreja matriz começaram a ganhar a presença dos foliões, que se misturavam com organizadores de barracas do comércio, para esperar os astros do dia: os papangus. A criatividade deu o tom no tradicional e à novidade e consagrou a festa da cidade, que promete deve receber 300 mil visitantes até a quarta-feira de cinzas.

Papangu florista e caboclo de lança moderno mostram que Carnaval não tem regra. Foto: Paulo Paiva/DP
Papangu florista e caboclo de lança moderno mostram que Carnaval não tem regra. Foto: Paulo Paiva/DP

As irmãs Sivana e Silvaneida Silva confeccionaram todos os detalhes para desfilar pelas ruas de Bezerros, neste domingo. "Formamos a dupla Pagangu Florista e caboclo de lança moderno. Não há regra. Quem disse que papangu é igual? Aqui tem de tudo. Tem cultura local e todos são bem vindos a explorar o papangu com qualquer outra cultura. Essa é a beleza do Carnaval de Bezerros", ressaltou Silvaneida.

O cortejo teve início às 9h, saindo do Polo da Praça centenária e continuava pelo corredor da folia até o palco principal, o QG do Frevo, na Rua Matriz. Os mascarados participam ainda do concurso de Papangus, em seis categorias. Sustentabilidade, crise hídrica, natureza, luxo... os temas das fantasias mostraram a diversidade do papangu.

Trio de papangus destacam que Pernambuco reúne todas as culturas. Foto: Paulo Paiva/DP.
Trio de papangus destacam que Pernambuco reúne todas as culturas. Foto: Paulo Paiva/DP.

O trio de papangus pernambucanos marcaram presença. "Pernambuco é nossa casa e independentemente do lugar, o estado é todo nosso. Bezerros une o estado todo e principalmente o interior. Isso é o que vale", disse Rodrigo Marques, de 27 anos, acompanhado de Fagner Pergentino e Samuel Pontes, ambos de 28 anos. "Quem vem para Bezerros sempre volta. É impossível não voltar", brinca.

O governador Paulo Câmara mais uma vez compareceu para prestigiar o Carnaval da cidade. Desde 2014, não leva falta na festa, além de outras presenças como secretário de Turismo do estado (2010-2011). Durante a visita, o governador cumprimentou artesões e a população em geral e fez uma avaliação positiva da festa.

"O carnaval de Bezerros é uma festa muito bonita e que já faz parte do calendário de grandes eventos do carnaval do estado. Tudo está correndo dentro da normalidade. Estamos vendo mais pessoas nas ruas. As pessoas querem brincar o carnaval, que foi muito bem pensado e planejado", afirmou Câmara, acompanhado do prefeito de Bezerros, Severino Otávio, o Branquinho; o vice-prefeito da cidade, Breno Borba; o deputado federal Danilo Cabral e o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras. Todos integram o PSB.

Amigos escolhem cores vivas para alegrar ainda mais o Carnaval. Foto: Paulo Paiva/DP
Amigos escolhem cores vivas para alegrar ainda mais o Carnaval. Foto: Paulo Paiva/DP
 
De laranja e amarelo, o objetivo era claro: mais alegrias nas cores mais vivas, mais fortes. O trio Edmilson Belo, Edson Torres e Rubenice Torres, garante que a meta é sempre alcançada. "Trazer felicidade para lugar de gente feliz é certeza de sucesso. Viemos e voltaremos ainda mais fortes no ano que vem", destaca Rubenice.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.