• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Visitante Embaixador da Alemanha visita projeto de proteção marinha e costeira em Tamandaré O diplomata irá conhecer a area de proteção ambiental Costa dos Corais, uma unidade de conservação marinha de 400 mil hectares

Publicado em: 19/01/2017 10:00 Atualizado em: 19/01/2017 10:09

O projeto TerraMar busca promover a proteção e a gestão integrada da biodiversidade marinha e costeira da região. Foto: Divulgação
O projeto TerraMar busca promover a proteção e a gestão integrada da biodiversidade marinha e costeira da região. Foto: Divulgação

O embaixador alemão Georg Witschel visitará amanhã a praia de Tamandaré, Litoral Sul do estado, para conhecer a area de proteção ambiental Costa dos Corais, uma unidade de conservação marinha de 400 mil hectares beneficiada com as ações do Projeto TerraMar, que busca promover a proteção e a gestão integrada da biodiversidade marinha e costeira da região.

O projeto é uma parceria entre os órgãos de meio ambiente de Pernambuco (Semas/PE), Alagoas, Bahia e Espírito Santo. Também são apoiadores o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ). A iniciativa prevê investimentos de 11 milhões de euros (6 milhões do Governo da Alemanha e 5 milhões do Governo Brasileiro)

Para o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, "espera-se que Pernambuco e o Brasil saiam fortalecidos para alcançar as metas internacionais definidas até 2020 pela convenção de Aichi (COP 10, realizada no Japão) para barrar a perda da biodiversidade, entre elas adoção do manejo e pesca sustentável, proteção dos recifes de coral impactados pela mudança no clima, além da ampliação das unidades de conservação marinhas", enfatizou.

A programação da visita à região está prevista para começar às 13h45, com um almoço no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene). Às 14h45, o embaixador Witschel, acompanhado de uma comitiva formada por representantes do MMA (Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Jair Tannus Junior), Consulado Geral da Alemanha no Recife (Cônsul Maria Könning Regueira) e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (secretário Sérgio Xavier e coordenadora do Gerenciamento Costeiro, Andrea Olinto), Agência GIZ (Doerte Segebart), além de gestores do ICMBio, fará um percurso de barco para reconhecimento da biodiversidade marinha e dos bancos de corais da região, com mergulho.

Durante o passeio de reconhecimento, o secretário da Semas falará à comitiva sobre as dinâmicas ambientais, sociais e econômicas do território, que muitas vezes irradiam impactos ambientais para além de seus limites. Já o gestor da APA Federal Costa dos Corais, Iran Normande, apresentará as propostas do Projeto TerraMar voltadas para ações de planejamento, fortalecimento institucional, proteção da biodiversidade e monitoramento da qualidade ambiental. Haverá uma visita ao Cepene e, em seguida, a comitiva retorna ao Recife.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.