• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Programação Confira o que abre e fecha no Recife no Dia das Crianças Feriado terá ciclofaixa

Publicado em: 11/10/2016 16:25 Atualizado em:

Nesta quarta-feira, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e também Dia das Crianças, os departamentos públicos do Recife terão horário especial de funcionamento e programação especial para a garotada.

O Parque de Santana e da Macaxeira vão receber brinquedos, atividades esportivas e apresentações culturais. O Sítio Trindade vai ter oficinas e ainda teatro para a criançada. Para quem quiser curtir uma programação ligada à natureza, o Jardim Botânico e o Econúcleo Jaqueira terão contação de histórias, jogos e shows.

Confira o abre e fecha da rede municipal

PREFEITURA
Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife, não funcionarão. Na quinta-feira (13) o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também volta a funcionar no horário normal, das 8h às 13h.

CULTURA
Em comemoração ao Dia das Crianças, nesta quarta (12), toda criançada está convidada para curtir uma programação super divertida e especial. No Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas No MCR, a fotógrafa francesa Dominique Berthé promove a oficina “Construindo a cidade do futuro”, cujo objetivo é montar um castelo do futuro, no qual todos vão poder projetar os seus sonhos para 2037. Será uma obra coletiva, feita com caixas de papelão, montada no jardim do museu.

Já no Sítio Trindade, a partir das 15h, a criançada pode participar das oficinas de Brinquedos Recicláveis, de Pintura a lápis em gravuras, e de Grafite. A tarde ainda conta com muito teatro infantil para a garotada, com apresentações de mágicos e palhaços, garantia de diversão para essa turminha. É só escolher a programação e cair na brincadeira para comemorar esta data especial.

Mais informações nos telefones 3355-3410 (Sítio Trindade) e 3355-3106 (MCR). Os demais equipamentos culturais da Prefeitura do Recife estarão fechados em virtude do feriado da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

TURISMO E LAZER

No Dia das Crianças (12), os parques Santana e da Macaxeira reforçam o convite para a criançada se divertir nos espaços públicos da cidade com uma programação especial, cheia de brincadeiras e apresentações culturais. Das 8h às 17h, os parques oferecerão recreação, brinquedos infantis, show de marionete e muita palhaçada.

Outra opção para aproveitar o feriado é a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que estará à disposição das 7h às 16h. O percurso de 36,5 quilômetros de faixa exclusiva, que passa por mais de 30 bairros, funciona todos os domingos e feriados. São dispostas três rotas (norte, sul e oeste) que convergem no Marco Zero.

Na Orla de Boa Viagem, o Lazer na Rua do Segundo Jardim de Boa Viagem vai garantir espaço de sobra para prática esportiva ao ar livre, das 8h às 20h.

As Academias Recife não funcionarão no dia do feriado, retomando todas as atividades na quinta-feira (13).

MEIO AMBIENTE
No dia 12 de outubro, a meninada pode curtir o feriado no Jardim Botânico e no Econúcleo Jaqueira. A partir das 10h, quem for ao Jardim Botânico, na BR-232, bairro do Curado, vai ver o pocket show musical da Turma Mangue e Tal. Os personagens do Programa de Educação Ambiental do Recife vão fazer as crianças cantarem e brincarem aprendendo a cuidar da natureza.

O Jardim Botânico do Recife, equipamento municipal de lazer contemplativo, pesquisa e conservação, funcionará das 9h às 15h30. O público terá acesso aos sete jardins temáticos: de bromélias, orquídeas, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial, em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros das plantas.  Há duas entradas para o pátio principal, ambas por dentro da Mata Atlântica, preservada em 10,7 hectares. A Trilha Pau-pombo fica em área calçada e com acesso a cadeirantes. A outra é a Trilha do Meliponário e se encontra em ambiente completamente natural.

Já quem decidir ir ao Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, tem programação das 9h às 17h no Econúcleo, com jogos digitais, viveiro de mudas e Exposição do Jardim do Baobá. A contação de história começa às 10h, com brincadeiras e jogos. Meia hora depois, é hora de fazer a trilha ambiental “Sentindo a natureza”. Às 11h, tem oficina que ensina a fazer borboletas com garrafas PET. À tarde, a partir das 16h, a Turma Mangue e Tal coloca a criançada para pular com o pocket show que ensina a cuidar do meio ambiente.

MULHER
Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado do dia 12. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

SAÚDE
Nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (13).

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal no feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funciona normalmente durante o feriado, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai funcionar das 8h às 12h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

MERCADOS E FEIRAS
Em virtude do feriado, na quarta-feira (12), a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que haverá mudança no horário de funcionamento dos mercados públicos, que será das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) funcionará no mesmo horário, no entanto, fica a critério do permissionário abrir, ou não, o seu box. As feiras livres dos bairros acontecem normalmente.

TRÂNSITO
Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas oferecidos na sede da Companhia de Trânsitoe Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos na quarta-feira (12), voltando a funcionar normalmente a partir da quinta-feira (13), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Companhia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078.

EDUCAÇÃO
As escolas, creches e creches-escolas da rede municipal de ensino do Recife estarão fechadas no feriado de 12 de outubro.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão no dia 12, exceto as casas de acolhida e a abordagem social noturna, porque funcionam em regime de plantão.

BIBLIOTECAS
As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes vão estar fechadas. Já a Biblioteca Afrânio Godoy, do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, vai abrir das 9h ao meio-dia, com várias atividades em comemoração ao Dia das Crianças. A entrada é gratuita.

EMPREGO
Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados no feriado.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.