• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Bicicleta Estreia de nova ciclofaixa com desrespeito ao ciclista

Publicado em: 10/11/2015 07:26 Atualizado em: 10/11/2015 09:01

No primeiro dia de funcionamento da ciclofaixa permanente Antônio Curado, na Zona Oeste do Recife, ciclistas precisaram lidar com o desrespeito na via. A equipe do Diario presenciou uma moto estacionada no equipamento, um carrinho de frutas e um bicicletário na via que liga o bairro do Engenho do Meio ao Cordeiro. Até o fim da tarde de ontem, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano já havia autuado 12 veículos por circular e estacionar na ciclofaixa. Na Rua Bom Pastor, no Engenho do Meio, o entregador de água Emerson Dorgival, 29 anos, precisou desviar de uma moto que estava estacionada em plena faixa. De acordo com a CTTU, a fiscalização será feita por meio de rondas de agentes de trânsito a cada duas ou três horas. O condutor que estacionar na ciclofaixa está sujeito a multa grave no valor de R$ 127, 69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e quem transitar por ela, a multa é gravíssima no valor de R$ 574, 62 e sete pontos. No caso de ocupação indevida do espaço, como ambulantes, a fiscalização será feita pelo Controle Urbano.
Apesar da ausência de um período educativo para os ciclistas, foi grande o movimento na estreia do novo equipamento. A maioria dos ciclistas usa a rota para se deslocar até o trabalho. “Preciso pedalar diariamente um quilômetro de casa até o trabalho. Já faço isso há 20 anos, mesmo sem dispor de um espaço seguro, mas agora ficou melhor”, relatou o zelador Isaque Laurindo, 45 anos, que trabalha no bairro da Iputinga. Já a invasão de pedestres na faixa não tem multa prevista no Código de Trânsito. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.