• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Estímulo Vá de bike e ganhe folga Colaboradores dos órgãos públicos estaduais que forem trabalhar de bicicleta por um mês terão um dia de descanso no mês seguinte

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 28/10/2015 07:16 Atualizado em:

Todos os dias, o servidor público estadual Francisco Neto, o Chico Blau, 39 anos, sai de casa, no bairro da Encruzilhada, no Recife, em direção ao trabalho, em Olinda, de bicicleta. Quando chega ao prédio onde trabalha, deixa a bike num bicicletário e segue para as atividades diárias. A partir do próximo mês, a opção de Chico pelo transporte não-motorizado renderá a ele um dia de folga. Ontem, o governo do estado lançou o projeto Pedala Servidor. Os colaboradores dos órgãos públicos estaduais que forem ao trabalho de bicicleta durante todos os dias úteis do mês ganharão um dia de folga no mês seguinte.

Uma portaria que estimula o uso do meio de transportes pelos servidores foi assinada ontem pelos secretários de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o de Administração, Milton Coelho. A Portaria 99/2015 permite que os funcionários do estado - efetivos ou contratados - adquiram bicicletas por meio de crédito consignado junto ao Banco Bradesco. O texto será publicado no Diário Oficial de hoje.

Além de terem a possibilidade de destinar até 8% do salário para o financiamento, os participantes poderão ainda adquirir um kit de segurança composto por capacete, luva e garrafa squeeze. O pagamento poderá ser feito em até 72 meses, com juros de 2,9%. “Somos o primeiro estado no Brasil a adotar esta prática. Desta forma, vamos incentivar os servidores a deixarem o carro em casa para utilizarem a bicicleta. Podemos tirar uma parte dos veículos das ruas, melhorar o trânsito e ainda contribuímos diretamente para uma melhora na saúde dos colaboradores”, destaca Carreras.

Servidor estadual há três anos, Chico Blau acredita que o incentivo da folga será apenas o pontapé inicial para uma mudança definitiva na vida dos funcionários do estado. “O benefício da folga vai convidar as pessoas a adotarem a bike, mas quando elas perceberem as outras vantagens de pedalar, como a saúde, a rapidez e o menor custo, passarão a usá-la sem necessariamente pensar na folga”, acredita.
Outro exemplo

Os servidores do Ministério Público Federal em Pernambuco que utilizam a bicicleta em seus deslocamentos da residência para o trabalho, por pelo menos 15 dias úteis no mês, têm direito a um dia de folga no mês seguinte.

O benefício foi concedido pelo procurador da República Rafael Ribeiro Nogueira Filho e está em vigor desde março deste ano.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.