• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Ensino Escola de Engenharia de Pernambuco comemora 120 anos com programação especial

Publicado em: 16/06/2015 15:37 Atualizado em:

A partir desta terça-feira, a Universidade Federal de Pernambuco inicia a programação especial da Semana de Engenharia. O evento segue até sexta e faz parte das comemorações dos 120 anos da Escola de Engenharia de Pernambuco, a primeira do Norte e Nordeste.

Na programação, palestras sobre sistemas embarcados, instrumentação eletrônica e suas tecnologias, engenharia de tráfego e acidentes de trânsito, uso da engenharia para convivência com a seca, cidades sustentáveis, entre outros temas, além de debates sobre desafios na indústria e na formação. A programação também incluirá o lançamento do livro “Segurança do Trabalho na Construção Civil”, do professor Antonio Nunes Barbosa Filho, no dia 19, às 16h30.  
Histórico
A Escola de Engenharia de Pernambuco foi fundada no dia 3 de junho de 1895. Ela fez parte da criação da Universidade do Recife, em 1946. No ano de 1965, a Universidade do Recife ganhou a denominação de Universidade Federal de Pernambuco.

Confira a programação da Semana de Engenharia


Terça-feira (16)

14h – Palestra: Sistemas Embarcados: aplicações atuais e tendências para o futuro. Palestrante: professor Gabor Sipkoi (UFPE)
15h – Palestra: Sistemas Fotônicos e Eletrônicos Embarcados desenvolvidos no Grupo de Fotônica – DES/UFPE para apoio à manutenção de equipamentos de alta tensão da Chesf. Palestrante: professor Eduardo Fontana (UFPE)
16h – Debates: novos desafios na indústria
Das 17h às 20h – Palestra: Prática das fundações na cidade do Recife. Palestrante: professor Alexandre Gusmão (Poli/UPE). Debatedores: professor Dilson Teixeira (UFPE) e engenheiro André Campello (consultor)

Quarta-feira (17)

14h – Palestra: Biomimética e Eletrônica: máquinas imitando comportamentos inteligentes. Palestrante: professor João Ranhel (UFPE)
15h – Palestra: Instrumentação eletrônica, avanços e novas tecnologias na área de interface homem-máquina. Palestrante: professor Marco Benedetti (UFPE)
16h – Desafio: novos debates na formação
Das 17h às 20h – Palestra: A ocorrência de acidentes de trânsito e sua relação com os aspectos da engenharia da via (o caso da BR-101/PE). Palestrante: professor Mauricio Pina (UFPE). Debatedores: professores Fernando Jordão (UFPE) e Mauricio Andrade (UFPE)

Quinta-feira (18)

Das 17h às 20h – Palestra: Planejamento e execução de obras de engenharia para convivência com secas e cheias no Estado de Pernambuco. Palestrante: professor José Almir Cirilo (UFPE). Debatedores: professores Ricardo Braga (UFPE) e Abelardo de Assunção Montenegro (UFRPE)

Sexta-feira (19)

16h30 – Lançamento do livro “Segurança do Trabalho na Construção Civil”, de autoria do professor Antonio Nunes Barbosa Filho (UFPE), Editora Atlas
Das 17h30 às 20h30 – Palestra: Construindo cidades sustentáveis. Palestrante: secretário executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, engenheiro Carlos André Cavalcanti. Debatedores: engenheiro Luiz Priori Júnior (consultor) e professora Maria do Carmo Sobral (UFPE)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.