• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Habilitação Começam testes práticos no Detran incluindo modal bicicleta

Publicado em: 17/04/2015 08:06 Atualizado em: 17/04/2015 09:24

Motoristas precisam ficar a 1,5 metro de distância dos ciclistas. Foto: Paulo Maciel/Detran-PE/Divulgação
Motoristas precisam ficar a 1,5 metro de distância dos ciclistas. Foto: Paulo Maciel/Detran-PE/Divulgação
Os testes práticos com a presença de bicicletas para motoristas que estão tirando a primeira habilitação começam a ser realizados nesta sexta-feira no Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), na Iputinga. O exame contará com um protótipo de bicicleta, montado no pátio do Detran-PE, com um boneco acoplado para simular a presença do ciclista no trânsito. A partir do dia 1º de julho desse ano, começa a valer a exigência do teste prático para tirar a Carteira Nacioanal de Habilitação.
A nova exigência prevê que o motorista mantenha a distância mínima de 1,5 metro de qualquer ciclista, que estiver circulando pelas ruas. A lei está determinada no Código de Trânsito Brasileiro (CBT) é considerada uma infração média e prevê multa de R$ 85,13. Os primeiros testes realizado nesta sexta-feira estão sendo acompanhados pelo secretário André de Paula e pelo presidente do órgão, Charles Ribeiro, além da coordenadora do Escritório da Bicicleta, Rosaly Almeida, responsável pelo programa Pedala PE, da Secretaria das Cidades (Secid).

Implantação nas Ciretrans - O mesmo modelo de exame será, em breve, implantado em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco. “Essa ação se insere num conjunto de práticas que o Governo do Estado desenvolve para priorizar a bicicleta como modal de transporte. Vencer os desafios na prática é a melhor forma de aprender. Nosso principal foco é estimular o respeito que o condutor de veículo deve ter em relação ao ciclista; as normas para disciplinar e, assim, tornar o convívio mais respeitoso entre veículos e bicicletas”, destacou o secretário André de Paula.

Segundo Charles Ribeiro, a instalação da bicicleta aperfeiçoa a avaliação do futuro condutor, tanto no que se refere a aspectos de ordem prática (como o respeito à distância de um metro e meio), quanto aos aspectos comportamentais, como o respeito dos condutores com veículos maiores, com relação aos veículos menores, e de todos com relação ao pedestre. Tudo isso está previsto no CTB e representa um passo decisivo para que o ciclista seja retirado da posição de ator coadjuvante e seja encarado como um dos atores principais, no novo cenário de mobilidade urbana”, ressaltou.

Curso de instrutores - A ação encerra as atividades do 1º Curso de Instrutores de Auto Escolas, realizado pela Secretaria das Cidades com o objetivo de trabalhar o tema “A bicicleta como modal de transporte” em todo Estado. A capacitação foi ministrado na sede do Detran/PE, em Recife, bem como nas Ciretrans de Caruaru e de Petrolina, entre os meses de fevereiro e março. “Ao longo do curso, foram capacitados cerca de 2.500 instrutores para o conhecimento sobre legislação de trânsito e regras de direção defensiva, sempre com foco no convívio sadio da bicicleta com outros modais de transporte”, explicou a coordenadora do programa Pedala PE, Rosaly Almeida.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.