• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Goiás Festa da Lavadeira será realizada pela primeira vez fora de Pernambuco

Publicado em: 25/02/2015 11:38 Atualizado em: 25/02/2015 12:20

Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press. Festa da Lavadeira, na Praia do Paiva (PE). Cabo de Santo Agostinho
Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press. Festa da Lavadeira, na Praia do Paiva (PE). Cabo de Santo Agostinho
Este ano, a 29° Festa da Lavadeira será realizada pela primeira vez fora de Pernambuco. O tradicional evento, reconhecido como patrimônio imaterial cultural do estado, até então sediado na Praia do Paiva, litoral sul, todo dia 1º de maio, vai acontecer no povoado de São Jorge, no Estado do Goiás, nos dias 1º e 2 de maio. O evento é famoso por reunir grupos de cultura popular no feriado do Dia do Trabalhador.

A informação está sendo divulgada por meio do perfil do evento na rede social Facebook. Segundo os organizadores, a falta de apoio do governo estadual seriam os motivos da mudança. A Secretaria de Cultura de Pernambuco informou que não recebeu qualquer pedido formal de apoio à Festa da lavadeira este ano.

Em 2013, a festa se mudou para o bairro de São José, no centro do Recife. As apresentações aconteceram em três palcos: na Praça da Independência, Pátio do Carmo e na Avenida Nossa Senhora do Carmo. Depois de ter sido retirada da Praia do Paiva, onde aconteceu por 25 anos, a tradicional festa foi vetada também para o Marco Zero, no Bairro do Recife.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.