• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Acordo Contrato renovado: ciclofaixa do Recife terá mais um ano de duração

Publicado em: 05/12/2014 14:24 Atualizado em: 05/12/2014 16:17

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer vai continuar em vigor por, pelo menos, mais um ano no Recife. A garantia foi dada nesta sexta-feira pelo prefeito Geraldo Julio, em reunião realizada em São Paulo com a direção do banco Itaú. Na ocasião, foi renovado o contrato anual com a empresa, para que a ciclofaixa funcione até março de 2016.

O acordo prevê que o banco arque com toda a despesa do equipamento. Para o vice-presidente Executivo do Itaú, Zeca Rudge, o programa é sucesso e não passa pela cabeça da direção acabar com o projeto.

O prefeito acrescenta que a ciclofaixa tem levado os recifenses de volta às ruas da cidade, junto com outros projetos que integram o programa Recife, Cidade das Pessoas. Já o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, afirmou que a ciclofaixa já faz parte da rotina da população.

Aos domingos e feriados, das 7h às 16h, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano, reserva um espaço em várias vias da cidade para tráfego exclusivo de bicicletas, skates e patins.

O projeto foi implantado em março de 2013 e, a cada dia de Ciclofaixa, uma média de 17 mil pessoas participam. O percurso corta 31 bairros da Cidade, interligando as zonas Norte, Sul e Oeste, totalizando 36,5 quilômetros de faixa exclusiva. O ponto de convergência entre as três rotas é o Marco Zero, no Recife Antigo.

Para quem vem da Zona Norte, o passeio contempla paisagens como o Parque Santana, Mercado de Casa Amarela, Sítio Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Câmara Municipal do Recife, Parque 13 de Maio, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, Teatro de Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Centro de Artesanato, além do próprio Marco Zero.

Na Zona Sul, o roteiro engloba a praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas.No trajeto da Zona Oeste, o ciclista pode onhecer a Lagoa do Araçá, Praça Chora Menino, Hotel Central, Praça Maciel Pinheiro, Ponte da Boa Vista, Igreja Matriz da Boa Vista, Casa da Cultura e muitos outros.

O trecho mais recente, inaugurado no dia 12 de outubro, faz a conexão entre os parques da Jaqueira e Santana, passando pelo seguinte trajeto: Avenida Parnamirim, Rua João Tude de Melo, Rua Doutor João Santos Filho, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, Rua Igarassu, Rua Afonso Albuquerque Melo e Rua Jorge Gomes de Sá.

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.