• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Natal Ciclofaixa será aberta à noite para marcar o início da programação de festas no Recife

Publicado em: 26/11/2013 06:46 Atualizado em: 26/11/2013 09:19

A partir de 7 de dezembro, as ruas e praças do Recife estarão decoradas com reproduções de flores e pássaros, tudo iluminado com lâmpadas de LED. “A natureza ilumina o Recife” será o tema de um Natal que que dispensa ícones como Papai Noel, bolas e estrelas. A decoração e a programação de fim de ano da cidade foram apresentadas ontem pela prefeitura, que também anunciou a principal novidade da festa: a liberação de um trecho da ciclofaixa na noite de abertura da programação.O percurso da Ciclofaixa Noturna do Bem irá do Parque da Jaqueira ao Cais da Alfândega, onde ficará uma árvore de Natal com 22,5 m de altura que iluminará o Rio Capibaribe. O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreiras disse que ainda não há planos de abrir a ciclofaixa em outras noites, devido aos custos elevados da operação.

“Estamos fazendo o Natal mais inclusivo e participativo. Vivemos um momento que as pessoas voltaram curtir a cidade”, comentou o prefeito Geraldo Julio, durante a apresentação da programação. Ele ressaltou as pinturas feitas por crianças de seis comunidades, como do Alto Santa Terezinha, Iputinga e Chão de Estrelas, utilizando carvão, giz de cera e tinta acrílica, que serão expostas na árvore do Cais da Alfândega. No local também haverá projeção de ilustrações e animações no prédio do Paço. Já no Parque Dona Lindu será montada uma árvore em alusão aos flamboyants. Já a Praça do Arsenal terá um móbile com pássaros coloridos na fonte.


A cenografia e a iluminação vão ornamentar as três principais pontes da cidade (Buarque Macedo, Maurício de Nassau e Duarte Coelho) e as principais avenidas, como Agamenon Magalhães, Marquês de Olinda e Rio Branco, onde serão colocados tótens com flores e pássaros.

A opereta Presépio dos irmãos Valença, uma encenação feita pela primeira vez na cidade em  1865, será a homenageada deste ano. “É preciso que haja vozes que lembrem que o Natal é o nascimento do menino Jesus”, observou a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves.

Ano-novo
Além das atrações do Natal, foi anunciada ontem a programação do réveillon. Este ano haverá shows em cinco polos: Boa Viagem, Pina, Casa Amarela, Ibura e Lagoa do Araçá. Entre as atrações principais estão Reginaldo Rossi, Elba Ramalho, Almir Rouche, André Rio e Titãs. Toda a estrutura do Natal e do ano-novo custarão R$ 14 milhões.

Saiba mais

Ciclo Natalino do Recife: 30 polos
14 polos oficiais + 16 polos comunitários

21
áreas com decoração natalina

R$ 14 milhões
de investimento

De 7
de dezembro a
6 de janeiro

22,5 metros
de altura é o tamanho da
árvore do Cais
da Alfândega

12 metros
de altura é o tamanho da árvore no Parque Dona Lindu

Ciclofaixa noturna

- 6,3 quilômetros de extensão
- Percurso do Parque da Jaqueira ao Cais da Alfândega
Horário de funcionamento
Início: 20h/Término: 1h

Estrutura

- 3 mil cones
- 50 cones luminosos
- 1 Van de Apoio
- 35 monitores c/ sinalização refletiva
- 2 inspetores
- 20 seguranças
- 2 mecânicos
- 8 agentes de trânsito
- 4 batedores
- 2 carros

Réveillon

- 5 toneladas de fogos (15 minutos)
- 2 balsas servirão de suporte para o show
- Elas estarão posicionadas no Polo Pina e outra em frente ao edifício Portugal
Polos oficiais: Brasília Teimosa, Cais da Alfândega, Chão de Estrelas, Coque/Joana Bezerra, Ibura, Lagoa do Araçá, Morro da Conceição, Mustardinha, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal, Praça de Boa Viagem, Praça da Várzea e Sítio Trindade

Polos Comunitários: Água Fria, Barro, Bola na Rede, Bomba do Hemetério, Bongi, Campo Grande, Engenho do Meio, Estância, Ipsep, Iputinga, Jardim São Paulo, Jordão, Mangabeira, Peixinhos, Santa Terezinha e UR7

Atrações principais

Praia de Boa Viagem
- Titãs
- Elba Ramalho
- Spok Frevo Orquestra Praia do Pina
- DJ Pepe Jordão
- João do Morro
- Gigantes do Samba
- Reginaldo Rossi

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.