• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Luto Morre primeira mulher a ser professora de direito no Recife

Publicado em: 07/11/2013 16:27 Atualizado em:

Foto: Passarinho/UFPE/Divulgação
Foto: Passarinho/UFPE/Divulgação


A Universidade Federal de Pernambuco emitiu nota de pesar pelo falecimento da professora emérita Maria Bernadete Neves Pedrosa, ela foi a primeira mulher a ser admitida como professora do curso de direito no Recife. O corpo da docente está sendo velado no hall principal da Faculdade de Direito do Recife, no Centro da cidade, e o enterro será às 18h no cemitério Morada da Paz, em Paulista. Aos 82 anos, a docente faleceu na madrugada desta quinta-feira (7) em sua residência.

Bernadete Pedrosa foi do Departamento de Direito Público Geral e Processual. Admitida na Universidade Federal de Pernambuco em 1965, aposentou-se em 1998. "Hoje é comum termos mulheres na Faculdade de Direito, mas Bernadete foi pioneira. Nossas carreiras se cruzaram ainda na Faculdade de Filosofia, e depois na carreira docente. Tínhamos um relacionamento que não era meramente acadêmico, era de amizade. Além da importância da sua produção científica, Bernadete era muito benquista pelos estudantes", disse o professor Antônio Carlos Palhares. 

Também colega de profissão de Bernadete Pedrosa, o professor Nilzardo Carneiro Leão enfatizou o papel da pesquisadora na formação de algumas gerações de estudantes de Direito. "Bernadete Pedrosa representou a figura maior da mulher jurista da Faculdade de Direito. Discípula do professor Lourival Vilanova, de quem era assistente, durante muitos anos encaminhou gerações através do ensino da Teoria Geral do Estado e de suas palestras e conferências na Faculdade de Direito, onde deixou a marca de sua cultura. Com a maior justiça, era ela professora emérita da Universidade Federal de Pernambuco", finalizou.


TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.