• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Educação Alunos do Colégio de Aplicação se destacam em concursos de robótica

Publicado em: 08/10/2013 12:33 Atualizado em:

O aluno Lucas Sampaio Sá, do 1º ano B do Colégio de Aplicação (Cap), ganhou a medalha de Bronze no Exame Nacional de Tecnologia em Robótica (Enater 2013). O exame, realizado anualmente desde 2009, envolve alunos da educação básica e busca “estabelecer um parâmetro comum que sirva de referência básica para estimar o domínio conceitual do aluno frente às questões de tecnologia em robótica e suas conexões com as demais disciplinas de sua grade escolar”.

Lucas participa das oficinas de Robótica do Projeto Robuca: inserção da Robótica Educativa no UCA, sob coordenação da professora Marta Bibiano. Ainda como desdobramento das atividades do projeto, ele e a aluna Manuella Valença (também do 1º ano B) tiveram o trabalho intitulado “Braço Robótico” selecionado para apresentação na Mostra Nacional de Robótica (MNR 2013), a ser realizada na cidade de Fortaleza, de 16 a 20 de outubro.

Logo em seguida, do dia 21 a 24, será a vez de os alunos Ariovaldo Capuano Neto e  Gabriel Leite Queiroz Nunes, do 9º ano do Ensino Fundamental, apresentarem o trabalho Robô Atirador de Discos (RAD) Jeremiasna 1ª Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat 2013), na cidade de Belo Horizonte, sob orientação da professora Marta Bibiano.

Além dos dois nomes, mais três alunos participaram do desenvolvimento do projeto em equipe: Bianca Xavier, Matheus Leite e Wanderson Ferreira (todos do 9º ano). Além da orientação da professora Marta Bibiano, desempenharam essa função Rogério Ignácio (Professor do CAp/UFPE); Henrique Foresti e Sofia Galvão (Robô Livre); e o aluno da graduação em Física Alexandre Andrade (bolsista de iniciação científica Robuca/UFPE).

 

Com informações da UFPE



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.