• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Protesto Manifesto dos Anonymous e Black Blocs já tem mais de 9 mil presenças confirmadas no Recife

Publicado em: 07/09/2013 09:24 Atualizado em: 07/09/2013 13:33

 A manifestação articulada pelos Anonymous também terá a participação dos ativistas mais radicais, os Black Blocs. Foto: Facebook/Reprodução
A manifestação articulada pelos Anonymous também terá a participação dos ativistas mais radicais, os Black Blocs. Foto: Facebook/Reprodução
Mais de nove mil pessoas já confirmaram presença no protesto agendado para a tarde deste sábado (07), quando se comemora o Dia da Independência do Brasil, na Praça do Derby, na região central do Recife. A manifestação articulada pelos Anonymous também terá a participação dos ativistas mais radicais, os Black Blocs. O movimento pretende ser "O Maior Protesto da História do Brasil" e deverá acontecer simultaneamente em 150 cidades. 

Confira os detalhes do evento no Facebook

Intitulada Operação 07 de Setembro, o movimento considera suas causas suprapartidárias, ou seja, está acima dos interesses políticos de partidos específicos, conforme consta no convite na página do evento no Facebook.

A organização não divulgou o percurso do ato como estratégia para evitar eventuais intervenções. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o policiamento será reforçado nas áreas para evitar maiores danos aos patrimônios e à população.

 Como prevenção, os Black Bloc PE pediram, na página da 5ª Convocação dos Black Bloc, que os participantes levassem tábuas de madeira para serem utilizadas como escudo, caso haja confronto com a PM, luvas de pedreiro ou de cozinha para a manipulação das bombas de gás atiradas pelos policiais, estilingues, bolas de gude, água, óculos, e leite de magnésia.

A pauta de reivindicação para o protesto nacional é:

- Prisão imediata dos mensaleiros
- Fim do voto obrigatório
- Aprovação e cumprimento do PNE –Plano Nacional de Educação (valorização salarial dos profissionais, investimento mínimo de 10% do PIB, escolas em tempo integral, etc)
- Redução de deputados e representantes (PEC208/2008);
- Reforma tributária (PEC233/2008)
- Aprovação e Cumprimento da 'Lei de Combate a Corrupção (PL 7368/2006)

Em Pernambuco, a luta também inclui:

- Passe livre para todos estudantes. 19,87%
- Redução de 85% no salário dos vereadores e deputados e retirada de benefícios. 10,21%
- Reforma e ampliações das escolas. Com direito a laboratórios para aulas praticas [...] 9,54%
- Renovação e ampliação da frota de ônibus. 9,10%
- Criação de um tempo máximo de espera para todos os ônibus e multa para empresas que não cumprirem. 7,88%
- Expansão do metrô para a zona norte. 7,66%

Tanto as pautas nacionais quanto as regionais serão entregues por meio de ofício público ao presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Vicente André Gomes, que deverá encaminhar o ofício para a Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco e Governo Federal.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.