• (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cidadão Repórter » Canal Guarulhos, em Jardim São Paulo, transborda novamente Moradores ficam ilhados e correm o risco de constrair doenças, pois o bairro não tem rede de esgoto apropriada

Laís Araújo - Diario de Pernambuco

Publicação: 17/05/2013 12:50 Atualização: 17/05/2013 13:25

Mesmo quando o canal não transborda, ele acumula sujeira e preocupa moradores. Foto de arquivo/2012. Crédito: Laís Araújo/Esp.DP/D.A Press
Mesmo quando o canal não transborda, ele acumula sujeira e preocupa moradores. Foto de arquivo/2012. Crédito: Laís Araújo/Esp.DP/D.A Press

Moradores que moram próximo ao Canal Guarulhos, no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, já não aguentam mais a situação que vem se repetindo ano após ano. O canal transborda e invade a rua e as casas dos moradores sempre que chove. Eles não entendem porque a obra, que consiste em revestimento de seguimentos de calha, implantação de vias marginais, drenagem e que já teve verba liberada, está parada.

Os custos, arcados pela Prefeitura do Recife, são de R$22 milhões e o consórcio responsável é composto pelas empresas Cinzel, Soerguer e Engegraut. Hoje, mais uma vez, moradores da região deixaram de ir trabalhar e tiverem perdas materiais.

Renata Martins, moradora, conta que é possível verificar que a água que transbordou já passa da altura da cintura. “Não posso sair de casa nem pra falar com meus vizinhos, mas posso ver que água está um palmo acima da minha cintura. É sempre assim, ninguém aguenta mais”. Ela lamenta que o bairro não possui rede de esgoto e conta que o risco de contração de doenças é grande no local.

“Há moradores que se arriscam, vão dentro do alagamento, com fezes, ratos, baratas. É lamentável. A verba foi liberada em julho do ano passado e nada foi feito”. Renata conta que há moradores que já reclamam da perda de móveis, por causa da invasão da água do canal. Eles reivindicam - mais uma vez- retomada das obras e indenização pelo novo prejuízo financeiro.

Canais do Recife -  Além do transbordamento com riscos à saúde e prejuízo financeiro, houve ainda um acidente um homem teria sido salvo de afogamento por um pedestre que trafegava próximo ao Canal Guarulhos. O homem teria sido salvo de afogamento por um pedestre que passava na rua. Não há informações para onde ele foi socorrido e o Corpo de Bombeiros não foi acionado para a ocorrência.

Já no Ibura de Baixo, um veículo caiu no Canal Vila do Sesi. Os moradores do bairro resgataram um casal, que foi levado pra casa.

Além da chuva, a maré alta influenciou no nível dos canais da cidade. Por volta das 8h desta sexta, ao menos seis canais da Região Metropolitana do Recife (RMR) já haviam transbordado: o Canal do Arruda, Canal de Guarulhos, Canal de San Martin, Tejipió, Canal dos Bultrins e Canal de Peixinhos.

Tags:

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Henris Andrade
O Canal de Guarulhos pela primeira vez em quase 30 anos transbordou na Coronel Lamenha, onde começa o canal. A rua ficou totalmente alagada. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.