• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Trídui » Santuário de Fátima, no Nóbrega, inicia nesta sexta as preces que antececedem festa para a santa, no domingo

Publicação: 10/05/2013 07:25 Atualização: 10/05/2013 11:11

Começa hoje os três dias de oração que antecedem a Festa de Nossa Senhora de Fátima. A primeira cerimônia em homenagem à santa será presidida por Frei Damião Silva, às 15h, no Santuário localizado no antigo Colégio Nóbrega, na Boa Vista. O Tríduo tem como objetivo preparar os fiéis para a festa que acontecerá no domingo. Neste ano, as celebrações têm como tema “Nossa Senhora de Fátima e o caminho da juventude”, alusão à Campanha da Fraternidade 2013 (“Fraternidade e Juventude”) e à Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro.

Para o pároco do santuário de Nossa Senhora de Fátima, padre Antônio Mota, a homenagem é mais que merecida. “A festa é importante não só para homenagear a santa, mas para todos nós que somos fiéis marianos”, resumiu. Neste ano, a programação conta com alusão especial à juventude, como a missa que acontecerá no sábado, às 18h, e será presidida pelo padre Antônio Gomes, presidente da Comissão Arquidiocesana da Juventude.

Tradição

O santuário foi construído em 1933, no anexo do Colégio Nóbrega. Ná época, a torre era a edificação mais alta da Boa Vista, com 50 metros. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco em outubro de 2010, o templo foi reconhecido pela Arquidiocese de Olinda e Recife como Santuário Mariano em maio de 2012 e se tornou centro de oração, evangelização e devoção.

A imagem de Fátima acima do altar tem três metros de altura e foi feita pelo artista plástico português Antônio da Paz. O templo também guarda um ossuário, construído na década de 1990, onde estão depositados os restos mortais de 47 jesuítas que viveram no Nóbrega. Entre os clérigos mais conhecidos está o padre José Aparício, que presenciou as aparições de Nossa Senhora de Fátima em 1917. A igreja nunca passou por grandes reformas. A única intervenção se deu pela retirada dos altares de mármore.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.