Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

MÚSICA » Orquestra Criança Cidadã abre escola de formação de luthier e archetier Será a primeira escola pernambucana dedicada ao ensino da arte de fazer instrumentos musicais

Publicação: 08/09/2012 19:00 Atualização: 07/09/2012 00:44

A Orquestra Cidadã terá escola de formação de Luthier e Archetier. ( Julio Jacobina/DP/D.A Press)
A Orquestra Cidadã terá escola de formação de Luthier e Archetier.
De quando escutou as primeiras notas extraídas de um violão até a data em que realizou o sonho de ter um, a estudante Juliana Sotero levou toda a vida. Foram 15 anos de espera para dedilhar as próprias cordas. A música que entrou pelos ouvidos ainda na infância e invadiu a residência dela através das aulas de violino da irmã, agora também possiblitará a realização do segundo maior sonho da vida da moradora da comunidade do Coque, ter quantos violões quiser. Juliane e outros cinco adolescentes foram selecionados para serem alunos da primeira Escola de Formação de Luthier e Archetier do estado, que será inaugurada nesta segunda-feira, às 10h, pela Orquestra Criança Cidadã (OCC).

Ainda descobrindo como manusear o próprio violão, Juliane terá a missão de dar continuidade a dois ofícios em extinção. Durante cinco anos, ela e os amigos aprenderão com dois dos três únicos mestres do estado, a arte de confecionar, reparar e restaurar instrumentos musicais - o trabalho de um Luthier - e também os arcos utilizados para tocar violino, viola, violoncelo e contrabaixo, produzidos por um Archetier. Eles terão aulas todos os dias da semana, durante duas horas, e em um ano começarão a produzir os primeiros instrumentos, iniciando pelo cavaquinho, considerado um dos mais fáceis de confeccionar.

Nas aulas, os alunos aprenderão técnicas para seleção da madeira ideal, o corte adequado para cada tipo de instrumentos, a pintura e a afinação que garantem a precisão do som. Os instrumentos criados dentro da Escola de Formação de Luthier e Archetier serão utilizados pelos alunos da própria orquestra, mas também serão enviados para comercialização no Japão, através de uma parceria com uma empresa japonesa especializada no ramo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »