• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Acessibilidade GOL inaugura rampa para embarque de clientes com deficiência no Aeroporto de Petrolina Terminal é a terceira base da companhia a oferecer o equipamento exclusivo para embarque e desembarque remotos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/12/2017 17:07 Atualizado em: 05/12/2017 18:07

Ação é mais um investimento da companhia em acessibilidade e inclusão. Foto: Divulgação.
Ação é mais um investimento da companhia em acessibilidade e inclusão. Foto: Divulgação.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes inaugura no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, uma rampa exclusiva para embarque e desembarque remotos. A ação é mais um investimento da companhia em acessibilidade e inclusão e visa atender o alto volume de clientes com deficiência ou mobilidade reduzida que transitam pelo local, além de facilitar o acesso à aeronave neste terminal que não possui ponte de embarque, o chamado finger.

O sistema da rampa é manual e funciona de forma quase que idêntica a das escadas já utilizadas, sendo conectada à aeronave no momento do embarque e desembarque. O equipamento possui ainda tecnologia para abastecimento solar, capaz de tornar autossuficiente a sua iluminação.

“A escolha de Petrolina como terceira base a receber o equipamento foi feita por meio de um estudo no qual identificamos um histórico da grande quantidade de cadeirantes utilizando esse terminal, assim como a necessidade de finger e de equipamentos para o embarque destes [UTF-8?]clientes”, explica Sérgio Quito, vice-presidente de Operações.

Para facilitar o acesso dos clientes e dar suporte à estrutura dos aeroportos nacionais em que está presente, a GOL conta atualmente com 59 stair tracs (elevadores portáteis de cadeira de rodas para locomoção de passageiros durante embarque), 33 liftkars (modelo mais moderno do equipamento e similar aos stair tracs) e aproximadamente 350 cadeiras de rodas convencionais. A companhia também investe constantemente em treinamentos para o manuseio adequado dos equipamentos e possui ainda, uma sala de assistência especial no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, RI Ogaleão.

Para os clientes com deficiência auditiva, a companhia disponibiliza nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, máquinas com tradução simultânea para Libras, a língua brasileira de sinais. Passageiros com deficiência visual contam, nos aeroportos nacionais, com um livreto em braile com as informações expostas nos balcões. A companhia também disponibiliza, em todos os voos, o manual de segurança adaptado em braile e fonte com letra maior para pessoas com baixa visão. O site da GOL segue ainda, o padrão internacional web, contendo a opção de variação de contraste nas cores branca, preta e azul e o aumento de fonte para pessoas com deficiência visual, incluindo daltonismo. Além disso, o site permite a navegação por teclado que atende, principalmente, as pessoas com deficiência visual.

"Não medimos esforços para atender os clientes da melhor forma possível, disponibilizando soluções inteligentes e que ofereçam ainda mais autonomia, agilidade e facilidade de acesso no embarque e desembarque, não apenas dos  passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Trabalhamos continuamente para sermos a primeira opção de escolha dos nossos clientes", complementa o executivo.

Em 2016, o equipamento foi lançado com exclusividade nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.