• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Oportunidade Transforma Recife oferece curso gratuito de voluntariado No mês em que se comemora o Dia Nacional do Voluntário, a equipe da plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife oferece formação para quem quer se capacitar para ajudar o próximo

Publicado em: 07/08/2017 11:49 Atualizado em: 07/08/2017 11:51

Você tem alguma habilidade que poderia fazer a diferença na vida de alguém? Uma boa oportunidade para aprender a transformar esse potencial em atitudes concretas de solidariedade é o curso gratuito de voluntariado oferecido pelo Transforma Recife - plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife. Neste mês em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado (28), estão abertas as inscrições para o Curso Transforma, que será realizado no dia 12 de agosto, das 9h às 12h, no Porto Social, localizado na Rua Marquês Amorim, n° 356, Ilha do Leite.

Estão sendo disponibilizadas 250 vagas. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento de um formulário disponível no site do Transforma Recife. O curso será um bate-papo sobre solidariedade, voluntariado e projetos sociais da capital pernambucana. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a equipe do Transforma Recife pelo telefone 3355.3739.

TRANSFORMA 
O Transforma Recife completou dois anos em abril deste ano, chegando a marca de mais de 80 mil voluntários e 420 Organizações Sociais cadastrados no site do projeto. A ideia do projeto é juntar no ambiente digital, de forma rápida e prática, quem quer ajudar e a entidade que precisa de apoio, cruzando os interessados com as ofertas de trabalho voluntário em entidades do Recife.

A primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada por uma prefeitura já atingiu mais de 700 mil horas de trabalhos voluntários prestados. O projeto da Prefeitura do Recife trabalha com dois principais eixos: o tecnológico, que é uma plataforma onde todas as organizações da cidade podem se cadastrar e oferecer vagas de trabalho voluntário em um único local; e o eixo de conexões humanas, que aproxima milhares de pessoas com o objetivo comum de ajudar o próximo.

Os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causas com as quais se identificam. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor suas ações. Em seguida, é feito o cruzamento dos dados para aproximar voluntários e instituições. A ideia é juntar no ambiente digital, de forma rápida e prática, quem quer ajudar e a entidade que precisa de apoio, transformando a plataforma numa rede solidária.

Com o projeto, o Recife recebeu o Prêmio Inovacidade 2016, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável. A premiação foi entregue no congresso Smart City Business America, em março de 2016, em Curitiba, sob a chancela do ONU - Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy.

As cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e de Campinas, em São Paulo, já lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense. Em abril deste ano, o prefeito Geraldo Julio apresentou ao papa Francisco e à cúpula da Igreja Católica, no Vaticano, na Itália, as experiências do Transforma Recife e do Porto Social - incubadora de empreendedorismo social. O gestor entregou pessoalmente ao papa material com os detalhes da plataforma digital, que recebeu elogios do Santo Padre.

Quem tiver interesse em se tornar voluntário deve se cadastrar no site www.transformarecife.com.br.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.