• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Prevenção Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais tem ação no Plaza e Tacaruna População poderá fazer exames que diagnosticam as Hepatites B e C, dentro do centro de compras

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/07/2017 21:13 Atualizado em: 25/07/2017 21:38

Integrando o calendário do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (NAPHE) vai promover uma campanha educativa, nesta quinta-feira (27), no Shopping Plaza, e na sexta-feira (28) no Tacaruna. O intuito é conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença e estimular a procura pelo diagnóstico precoce e a realização de tratamentos.

No Plaza, no piso L2, das 10h às 22h, profissionais do NAPHE estarão em um stand orientando os interessados a realizar um exame que pode diagnosticar hepatites B e C. Já no Tacaruna, ação acontece das 9h às 22h, em frente a loja PB Kids.

Para testes de hepatite B, o paciente precisa ter acima de 18 anos. Já para o de hepatite C, a idade mínima é 35 anos. O tempo de resposta dos exames é de 30 minutos, no entanto não é necessário ficar aguardando no local, podendo o cliente sair e retornar no tempo estipulado pelo NAPHE.

Além da realização de exames, os profissionais do NAPHE estarão distribuindo materiais informativos sobre a patologia, para que as pessoas aprendam cada vez mais sobre a doença e que tenham conhecimento sobre formas de preveni-la e os tratamentos que podem ser realizados.

"Hepatite é uma inflamação no fígado, em geral grave, silenciosa e assintomática; pode existir durante anos no organismo sem se manifestar e quando surge pode evoluir para um câncer de fígado, uma cirrose hepática. O diagnóstico precoce é importante para evitar a evolução da doença", afirma a presidente do NAPHE, Laís Coutinho.

O Dia Mundial das Hepatites Virais oferece uma oportunidade para a conscientização do risco da doença. A patologia, ao contrário de outras doenças causadas por vírus, têm prevenção e tratamento, com resultados muito positivos e semelhantes entre os diversos países. O NAPHE, localizado no bairro de Santo Amaro, em Recife, é uma associação civil, sem fins econômicos, com a missão de mobilização social na prevenção e atenção às hepatites virais e doenças de fígado.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.