• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Retrospectiva Internautas elegeram os fatos mais importantes do ano. Confira os resultados!

Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/12/2014 15:00 Atualizado em: 31/12/2014 15:41

Nas últimas semanas de dezembro o Diario de Pernambuco lançou uma enquete retrospectiva de 2014 para escolher os fatos mais importantes do ano. A seleção das notícias de maior destaque foi feita pelos repórteres e editores do jornal e a escolha final através de votação popular nos sites www.diariodepernambuco.com.br e Pernambuco.com.

SUPERESPORTES
Vitórias do Sport em 2014 foram destaque em Esportes. Foto: D.A Press
Vitórias do Sport em 2014 foram destaque em Esportes. Foto: D.A Press


Nos Esportes, entre as notícias de maior destaque estiveram as vitórias do Sport, com o 40° título estadual do Esporte na Arena Pernambuco com vitória sobre o Náutico no mês de abril, o ouro da pernambucana Etiene Medeiros no mundial de natação na prova dos 50m costas, realizada no início de dezembro e o primeiro título mundial brasileiro em campeonato de surfe conquistado por Gabriel Medina no Havaí, também em dezembro. Outras notícias que tiveram relevância marcam momentos de derrota e tragédia. O primeiro aconteceu em maio, no estado do Arruda. Um torcedor morreu depois de ser atingido por um vaso sanitário atirado do anel superior do estádio. O jogo entre Santa Cruz e Paraná, pela Série B do Campeonato Brasileiro, ficará marcado para sempre como um dos dias mais selvagens do futebol brasileiro. Já o outro fato aconteceu meses depois, em julho, com o vexame brasileiro sofrido no Mineirão após perder de 7 a 1 para a Alemanha, marcando a maior goleada sofrida pela Seleção em 100 anos de história.

Entre os cinco fatos escolhidos, o público decidiu, com 90% dos votos, "Os títulos do Sport", como o fato que mais marcou 2014. Relembre a notícia e confira as fotos da vitória.

POLÍTICA
Na política, os internautas elegeram a votação da LDO como fato mais importante. Fotos: D.A Press
Na política, os internautas elegeram a votação da LDO como fato mais importante. Fotos: D.A Press


Já na política, os cinco principais acontecimentos selecionados foram as Eleições para Presidente, Governador, Deputados Federal e Estadual e Senador, que aconteceram em outubro, com vitória da Presidente Dilma Rousseff no segundo turno e de Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho, como Governador e Senador de Pernambuco, respectivamente. Também marcou o cenário político a morte do ex-governador de Pernambuco, seus quatro assessores e os dois pilotos em um acidente de avião na cidade de São Paulo em agosto; os 50 anos do Golpe e a criação da Comissão da Verdade e a Operação Lava Jato, deflagrada em março deste ano.

De acordo com público, a notícia que recebeu maior destaque foi a "Alteração da Meta Fiscal do Governo", com 62%. O Congresso Nacional aprovou no dia 4 de dezembro o projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, permitindo a revisão da meta de resultado fiscal deste ano. A votação foi nominal e resultou em 240 votos a favor, na Câmara, e 39 no Senado.

VIVER
Na cultura, o fenômeno teen na literatura e no cinema se sobressaíram. Fotos: D.A Press
Na cultura, o fenômeno teen na literatura e no cinema se sobressaíram. Fotos: D.A Press


Na Cultura foram destaque a morte do autor paraibano Ariano Suassuna, em julho, vítima de uma parada cardíaca, o vazamento de fotos íntimas de Jennifer Lawrence, em outubro, o reconhecimento da roda de capoeira como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além disso, no cinema ganhou destaque o filme Maze Runner, lançado em setembro e a indicação ao Oscar 2015 do filme brasileiro indicado é Hoje eu quero voltar sozinho, reafirmando a temática gay nos roteiros cinematográficos.

Para os leitores e internautas, o tema de maior destaque foi o fenômeno teen na literatura e cinema, com 62%. A adaptação do livro de mesmo nome lançado em 2007 por James Dshner, conta a história de um grupo de garotos é abandonado em uma floresta localizada no meio de um labirinto. Eles perderam a memória e precisam decifrar enigmas para descobrirem como escapar. Confira a análise sobre a narrativa.

LOCAL
A greve dos ônibus foi o destaque eleito da editoria de Local. Fotos: D.A Press
A greve dos ônibus foi o destaque eleito da editoria de Local. Fotos: D.A Press


Entre os fatos ocorridos na Região Metropolitana do Recife, ganharam destaque as obras inacabadas de mobilidade, entre elas a construção dos corredores de BRT, o assassinato do médico Artur Eugênio em julho, a greve de ônibus na RMR, o julgamento dos Canibais de Garanhuns, que foram condenados por morte e esquartejamento de Jéssica Camila e a greve da PM que resultou em saques no comércio.

Dos destaques, a "Greve de Ônibus" que afetou cerca de dois milhões de usuários foi selecionada com 68%. A paralisação aconteceu em julho e durou cerca de quatro dias e só acabou com a decisão de aumento de 10% no salário e no piso dos rodoviários. Relembre as dificuldades enfrentadas pela população.

ECONOMIA
Internautas elegeram as interdições de supermercados como fato mais importante da Economia. Fotos: D.A Press
Internautas elegeram as interdições de supermercados como fato mais importante da Economia. Fotos: D.A Press


As cinco notícias dadas pela editoria de economia que mais repercutiram em 2014 foram a inflação em alta, que seguiu acima do teto da meta estabelecido pelo Banco Central, que era de 6,5% para os últimos 12 meses, os 20 anos do Plano Real, que foram relembrados através de 20 histórias diferentes que foram afetadas pela mudança. E também o início da operação da Refinaria Abreu e Lima depois de nove anos de construção, as interdições de diversos estabelecimentos pela Vigilância Sanitária e, por fim, a mudança da equipe econômica no governo Dilma.

Desses, o público votou (44%) que os "Supermercados Interditados" pela Vigilância Sanitária, Procon e Ministério Público foi o fato econômico mais relevante. Em pouco mais de um mês, seis estabelecimentos foram interditados pela fiscalização. Em quase todas as lojas visitadas foram encontradas diferentes irregularidades que atingiram marcas como Bompreço, Extra, Extrabom, Carrefour e Deskontão. A notícia que marcou o ano pode gerar consequências para o consumo também em 2015. Veja como isso pode afetar na hora da compra e quais cuidados são necessários.

TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.