Urbanismo Olha! Recife apresenta história da arquitetura da capital neste fim de semana

Publicado em: 17/03/2016 22:54 Atualizado em:

Foto: Marcos Pastich/PCR/Divulgação
Foto: Marcos Pastich/PCR/Divulgação
O Olha! Recife leva você a conhecer as curiosidades por trás das estruturas arquitetônicas da capital pernambucana. Neste fim de semana, o passeio a pé desbrava o Brasil Imperial, contando os caminhos percorridos por Dom Pedro II; o passeio de bicicleta traz o tema Recife Sagrado, percorrendo mais de dez templos religiosos. No sábado, tem passeio de catamarã, mostrando o bairro do Recife por uma perspectiva diferenciada, direto do rio.

O Caminho do Imperador será tratado dentro do Olha! Recife a pé, no domingo (20). Os participantes vão conhecer o trajeto feito por Dom Pedro II em sua visita à Recife, na época do Brasil Imperial (1822-1889). A caminhada vai passar por locais como a Praça Dezessete, Igreja do Divino Espírito Santo, Observatório Astronômico, Teatro Santa Isabel, Palácio da Justiça, Praça da República, e muitos outros. A concentração do grupo será na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, com saída às 9h.

Os apaixonados por um bom passeio ciclístico podem participar do Olha! Recife de bicicleta, também marcado para o domingo. A pedalada do Recife Sagrado sairá da Praça do Arsenal às 9h e seguirá para a Igreja Madre de Deus. De lá, os ciclistas ainda vão passar por outros 12 templos religiosos, são eles: Ordem de São Francisco do Recife (São Francisco das Chagas e Igreja de Santo Antônio); Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos Igreja do Divino Espírito Santo, Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos, Basílica de Nossa Senhora da Penha, Igreja de São José do Ribamar, Igreja Matriz de São José, Basílica de São Pedro dos Clérigos, Igreja de Santa Tereza D'Ávilla, Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Matriz de Santo Antônio (Santíssimo Sacramento) e Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares.

Quem preferir passear de barco, a opção é o concorrido tour de catamarã. A embarcação vai fazer o roteiro Volta à Ilha, que vai mostrar o Bairro do Recife por um ângulo diferente do que normalmente as pessoas estão habituadas. O passeio inicia às 9h do sábado (19), do Catamaran Tours, que fica no Cais das Cinco Pontas.

Para participar
Todos os roteiros são oferecidos gratuitamente. As inscrições devem ser feitas nesta sexta (18), pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h. No dia do passeio, os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

Olha! Recife no Rio

Tema: Volta à Ilha
Quando: Sábado (19), às 9h
Saída: Catamaran Tours - Cais das Cinco Pontas

Olha! Recife a Pé
Tema: Caminho do Imperador
Quando: Domingo (20), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife Pedalando
Tema: Recife Sagrado
Quando: Domingo (20), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.