Lazer Cultura afro é tema do Olha!Recife deste fim de semana

Publicado em: 19/11/2015 21:06 Atualizado em:

 (Estatua do poeta Solano Trindade será visitada durante passeio de bicicleta. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press)
A edição deste fim de semana do Olha!Recife comemorará o Novembro Negro, mês da consciência negra. A programação gratuita abordará religiosidade, maracatus, poesias, personalidades e cultura afro. O interessado deve se inscrever através do site do evento, a partir das 9h desta sexta. O participante deve levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade.

Neste sábado, acontecem os passeios de ônibus e de catamarã. O primeiro sai às 14h, da Praça do Arsenal, bairro do Recife Antigo, área central da cidade. O roteiro visitará os principais pontos da disseminação cultural africana, como a estátua de Zumbi dos Palmares, no Pátio do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, o Maracatu Raízes de Pai Adão e o mais antigo terreiro de Pernambuco, o Ylê Obá Ogunté. Já o catamarã realizará o trajeto Recife e Suas Pontes, onde o público poderá ver as estruturas iluminadas. O local de concentração será no Catamaran Tour, no Cais das Cinco Pontas, com saída marcada para 18h.

O domingo será o dia dos roteiros a pé e de bicicleta. O Olha!Recife Pedalando visitará locais como a Rua da Moeda, local de ensaios de maracatus e grupos de samba. Os visitantes ainda conhecerão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, as estátuas de Zumbi dos Palmares, de Abelardo da Hora e de Solano Trindade. Para quem preferir conhecer a cultura afro no Recife a pé, o passeio exaltará nomes importantes da música e da poesia. Os participantes conhecerão as estátuas de Chico Science, Zumbi dos Palmares e Solano Trindade, entre outras personalidades históricas.

Serviço

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Circuito Afro
Quando: Sábado (21), às 14h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas
 
Olha! Recife no Rio
Tema: Rio Capibaribe e Suas Pontes
Quando: Sábado (21), às 18h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours
 
Olha! Recife Pedalando
Tema: Rainhas, Santos e Maracatus
Quando: Domingo (22), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas
 
Olha! Recife a Pé
Tema: Recife Afro: Poesias, Lutas e Canções
Quando: Domingo (22), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.