INTERNACIONAL Bill Gates diz que bilionários deveriam pagar mais impostos O bilionário afirmou que a reforma aprovada em dezembro beneficia os ricos, apesar de alegações dos republicanos de que ela favorece as classes média e trabalhadora

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 19/02/2018 16:48 Atualizado em: 19/02/2018 17:03

O cofundador da Microsoft, é segundo homem mais rico do mundo. Foto: Emmanuel Dunand/AFP Photo
O cofundador da Microsoft, é segundo homem mais rico do mundo. Foto: Emmanuel Dunand/AFP Photo

Bill Gates disse ter pago mais de 10 bilhões de dólares de impostos ao longo de sua vida, mas ele acredita que bilionários como ele deveriam pagar "bem mais" tributos, pois se beneficiam mais do sistema. O cofundador da Microsoft e segundo homem mais rico do mundo - atrás apenas de Jeff Bezos, da Amazon - criticou a recente reforma fiscal dos Estados Unidos, que reduziu impostos sobre as empresas.

"Eu paguei mais impostos do que qualquer um, mais de 10 bilhões de dólares, mas o governo deveria exigir de pessoas na minha posição que pagassem impostos bem mais altos", disse em entrevista ao Sunday with CNN.

O bilionário afirmou que a reforma aprovada em dezembro beneficia os ricos, apesar de alegações dos republicanos de que ela favorece as classes média e trabalhadora. "Pessoas mais ricas tendem a ter benefícios drasticamente maiores que os da classe média e pobres, então isso vai contra a tendência geral que queremos ver, em que a rede de segurança fica mais forte e os que estão no topo pagam mais impostos", disse. 

Com um sexto da população americana vivendo em condições que ele definiu como "desapontantes", Gates afirmou que os legisladores precisam pensar sobre a desigualdade e se questionar "por que não estamos fazendo um trabalho melhor por essas pessoas?".


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.