Notícias, Pernambuco, Vídeos, Fotos, Shows, Teatro, Cinema, Cultura

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Apoiobot » Estudantes de Pernambuco disputam etapa nacional da First Lego League

Publicação: 05/03/2013 11:32 Atualização:

Colégio Apoio/Divulgação
Colégio Apoio/Divulgação
Mais uma vez os alunos do Colégio Apoio, na Zona Norte do Recife, vão participar do torneio First Lego League (FLL). Os dez integrantes da Apoiobot vão participar da etapa nacional da competição considerada umas das mais importantes da área de robótica do mundo, nos dias 8, 9 e 10 de março. A final brasileira 17 equipes formadas por crianças e jovens de todo o país, que vão propor soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vidas dos idosos, sob o tema geral “senior solutions”.

Durante a competição, as equipes enfrentarão três grandes desafios: projeto de pesquisa, core values e desafio do robô. A primeira parte a ser a presentada é o robô Lampião, criado para fazer companhia e também prevenir a depressão e problemas físicos através da interação com os idosos.

 (Colégio Apoio/Divulgação)
O robô é verde, tem cerca de um metro de altura e possui um tablet no abdômen, no qual há um aplicativo, desenvolvido pelos alunos, chamado Virgulino. Neste app, o idoso tem a possibilidade de saber notícias, manter os horários da sua rotina, controlar o horário dos remédios e fazer várias atividades, como fazer exercícios físicos, ouvir música e histórias.

Após a análise do projeto de pesquisa, o torneio vai avaliar o trabalho em equipe dos alunos por meio do core values.

Por último, o grupo criou um robô com peças de Lego, batizado de Sucrilho, que deverá executar em dois minutos e meio diversas tarefas. Neste ano, com o tema senior solutions, os desafios da arena simulam atividades que auxiliam o idoso em seu cotidiano, como buscar o remédio, levar comida até a mesa, arrumar a casa e desligar o fogão.

A equipe Apoiobot é composta pelos alunos Nilo Fam, Adriano Padilha, Rodrigo Nasi, Luiza Mello, Tiago Moraes, Lucas Alexandre, Maria Carolina Albuquerque, Alice Sant`Anna, Laiza Aguiar, Mateu Gomes. A coordenação fica a cargo da diretora pedagógica do Apoio, Terezinha Cysneiros, junto com as professoras e mentoras Vancleide Jordão e Vanja Jota.

As três melhores equipes do torneio serão classificadas para as etapas internacionais nos Estados Unidos, Alemanha e Austrália.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Adicionar aos Favoritos Curta nossa página no Facebook Acompanhe-nos no Twitter Veja nossa página no Google Mais RSS
  • SERVIÇOS
Cinema
Signos
Promoções
Trânsito
Vrum
Lugar Certo
Admite-se
Indicadores Econômicos
Área H
Clube FM
RSS
Gastrô

SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss