Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Pernambuco.com

Recife, 02/SET/2014
32º/ 21º
outras regiões
 
crescente

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Evento » Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa na próxima segunda-feira

Publicação: 10/10/2012 10:04 Atualização: 10/10/2012 10:49

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começará em todo o país na próxima segunda-feira (15). No estado, a abertura do evento será realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), às 16h. A instituição aproveita o evento para celebrar os seus 100 anos de fundação. O tema desta edição  para os pernambucanaos é “Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde”, que será debatido durante 906 eventos já cadastrados. A iniciativa seguirá até o próximo dia 21 de outubro.

Segundo a organização da semana, o objetivo é mobilizar a população, valorizar a importância da ciência e da tecnologia e contribuir para a popularização da ciência de uma forma mais integrada nacionalmente. Para desenvolver as ações do evento, as atividades serão unificadas. Cada polo será responsável por seis atividades, onde será disponibilizada uma referência simbólica representada por um totem do “triângulo impossível”, símbolo do evento, para chamar a atenção da população para participação na SNCT.

Como parte das atividades integradoras entre o Espaço Ciência, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e UFRPE serão realizados quatro cursos em Garanhuns, Agreste do estado. Oitenta estudantes de escolas públicas e 40 professores participarão destas atividades.

Na programação do Espaço Ciência, o público contará com 23 oficinas, 4 exposições e visita guiada. Uma das maiores atrações deste ano será a exposição NanoExplora. Nela, o museu vai dispor de um Microscópio de Tunelamento, onde o objeto de estudo é aumentado um bilhão de vezes, permitindo "visualizar átomos". Outra grande atração é um modelo gigante da molécula de fulereno na forma de um giroscópio, onde os visitantes são convidados a participar da simulação do que acontece na escala atômica.

Outra iniciativa que acontecerá durante a SNCT em Pernambuco é a Caravana, que este ano estará dividida em três equipes devido à demanda do ano passado: Caravana da Ciência, Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos e Caravana da Astronomia.

Formada pelo Espaço Ciência, Instituto Oceanário e UFRPE, a Caravana percorrerá diversos municípios. O objetivo é aproximar a população de conhecimentos produzidos e desenvolvidos em suas sedes. A expedição científica visitará a UFRPE, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Colégio da Polícia Militar em Recife, Museu Louis Jacques Brunet, Assembleia Legislativa de Pernambuco e os municípios de Ipojuca, Santa Cruz do Capibaribe, Tracunhaém e Garanhuns.

Outras informações: http://semanact.mct.gov.br

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.









SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss