• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Interatividade O futuro do e-commerce é vídeo Grupo Opinião de Comunicação e Clixie Media lançam no Brasil novo conceito de vídeo interativo que aumenta taxa de clique em cinco vezes

Publicado em: 03/09/2015 16:13 Atualizado em: 13/09/2016 12:08

A indústria de comércio eletrônico prospecta um crescimento global de 17,7% neste ano, com expectativa de faturar US$ 1,7 trilhão no mundo e R$ 39,5 bilhões no Brasil. De olho nesse mercado, a empresa norte-americana Clixie Media aposta nos vídeos como futuro do e-commerce. Não é difícil entender o motivo. Vários especialistas em marketing digital defendem que vídeo é o tipo de conteúdo que provoca maior engajamento na internet. A companhia desenvolveu uma tecnologia interativa que aumenta em cinco vezes a taxa de cliques e confere ao usuário mais praticidade ao buscar uma informação sobre o que ele está vendo. Agora, a novidade chega ao Brasil através de uma parceria pioneira com o Grupo Opinião de Comunicação, do qual o Diario de Pernambuco e o Pernambuco.com fazem parte.

Enquanto assiste aos vídeos, o internauta vai observar que alguns objetos ou pontos da imagem exibem marcadores clicáveis. São os clixies. Eles te convidam a expandir o universo do que é exibido na tela, trazendo mais informações. Em um clipe de uma banda de rock, por exemplo, seria possível clicar na guitarra de um integrante da banda e abrir uma matéria com curiosidades sobre o instrumento ou até anúncios de produtos semelhantes para compra. É justamente essa versatilidade que permite ao Clixie ser utilizado tanto para fins jornalísticos como comerciais. A plataforma também fornece dados em tempo real sobre o engajamento da audiência com as imagens.








Experimente a nova tecnologia, aperte o play e interaja com os elementos do vídeo interativo que aparecem ao lado direito da tela clicando neles. A Hope é a primeira marca a aderir ao novo conceito. Para comemorar, trazemos ofertas imperdíveis de lingeries. Este é um video real e não apenas uma demonstração, clique nos elementos para comprar, obter maiores informações e visitar o site.


O mercado publicitário já começa a perceber o potencial da ferramenta, que aporta no Brasil através da parceria entre a Clixie Media e o Grupo Opinião de Comunicação. Confira, acima, um vídeo interativo da Hope com ofertas atrativas de lingeries. É um exemplo prático com anúncios reais. Basta clicar e descobrir que você nunca mais vai olhar para um vídeo da mesma maneira.

Na prática, a tecnologia Clixie transforma vídeos em uma experiência interativa e muito mais atrativa para os usuários, uma vez que ela capta uma atenção que em outras formatos pode ser perdida devida a uma faceta do comportamento do consumidor que o marketing classifica como "percepção seletiva": as pessoas veem o que querem ver e conseguem "bloquear" aquilo que não julgam interessante.

Ao exibir para os internautas anúncios inseridos dentro de um contexto, eles se tornam mais relevantes e a taxa de clique consegue ser cinco vezes superior a um banner convencional. O segredo está justamente na escolha do momento em que a publicidade aparece. Para quem produz os vídeos, há ferramentas que facilitam a inserção de recursos interativos, tornando a tarefa simples, além de poupar tempo e dinheiro.

O funcionamento do Clixie ainda se assemelha ao conceito de Segunda Tela, já utilizado em larga escala por grandes emissoras de televisão americanas e segundo o qual o consumidor da informação pode obter mais detalhes interagindo com as imagens a partir de computadores, tablets e smartphones.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.