Profissão fundamental Gestor ambiental é responsável por estudar e auxiliar os impactos das empresas

Publicação: 10/06/2017 09:00

O especialista em Gestão Ambiental é uma pessoa apaixonada pela natureza, além de ter uma postura analítica e centrada para a resolução de problemas ambientais.

Entre as funções de seu trabalho se encontram o estudo de impacto ambiental e o planejamento e gerenciamento de programas de controle do meio ambiente. Quando, por exemplo, uma empresa ou setor público começam a adotar um programa de reciclagem de resíduos, este projeto é desenvolvido, planejado e implantado pelo profissional de gestão ambiental.

Este trabalho desenvolvido pelo gestor ambiental se encontra com os anseios que a sociedade e o mercado vêm buscando, que são empresas sustentáveis e com uma responsabilidade social e ambiental bem assentada. Isto é, instituições que realizam um descarte de resíduos sem prejudicar nascentes e lençóis freáticos. Outra responsabilidade do gestor ambiental é analisar as possíveis variáveis do meio ambiente em que a empresa se encontra inserida, prevendo os custos, evitando o desperdício dos recursos utilizados e diminuindo a degradação.

Ao implantar práticas sustentáveis e econômicas, o especialista em Gestão Ambiental evita possíveis despesas com indenizações e sanções que podem ser ocasionadas por possíveis práticas que venham a prejudicar o meio ambiente e a saúde do trabalhador.

POLUIÇÃO VISUAL
Nem só do pensamento ecológico se faz o profissional. A saúde do trabalhador é uma das preocupações inerentes do responsável pela Gestão Ambiental, por isso, o planejamento de medidas para a melhoria da qualidade sonora e visual no ambiente de trabalho faz parte do dia a dia deste profissional.

MERCADO
A Gestão Ambiental vem crescendo dentro das empresas públicas e privadas, pois seu apoio no desenvolvimento sustentável planejado ajuda na rapidez da execução de projetos. Os ganhos salariais de um gestor ambiental são bem interessantes e o aumento das vagas vem chamando a atenção. Os salários do especialista podem agradar bastande. Valor varia entre R$ 2 mil e R$ 6 mil, dependendo do cargo que o profissional ocupa e a experiência na área.
(Estadão Conteúdo)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.