• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Corrida presidencial » Pesquisas apontam segundo turno entre Dilma e Marina

Diario de Pernambuco

Publicação: 04/09/2014 09:29 Atualização: 04/09/2014 09:47

A corrida presidencial continua empatada tecnicamente, com Dilma Rousseff (PT) apresentando uma curta vantagem sobre a adversária Marina Silva (PSB). Porém, se as eleições fossem hoje, socialista derrotaria a petista em um segundo turno. Foi o que apontou as pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas ontem. Também ficou constatado um freio na candidatura de Aécio Neves, que, até a morte de Eduardo Campos (PSB), aparecia em segundo lugar nas intenções de voto, mas, desde então, vem sofrendo oscilações negativas - foi de 19% para 15%, no Ibope, e de 15% para 14%, no Datafolha.

O Ibope indica que Dilma, em queda há uma semana, conseguiu reagir e somou três pontos percentuais. Saltou de 34% para 37%. Marina Silva segue em ascensão. Ela apresentou um crescimento ainda maior do que o da petista. Pulou de 29% para 33%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, estão empatadas tecnicamente.

O mesmo quadro de empate técnico é apresentado pelo Datafolha. No entanto, o instituto aponta que Marina parou de crescer. Ela aparece com os mesmos 34% do levantamento anterior. Dilma subiu um ponto e, agora, tem 35%.

Na simulação do segundo turno Marina continua sendo favorita. Nos dois institutos de pesquisa a socialista venceria com sete pontos de vantagem. Porém, essa diferença era maior nos levantamentos anteriores - tinha 10% a mais no Datafolha e 9% no Ibope.

Perfil
A pesquisa Ibope também traçou o perfil dos eleitores de Dilma e Marina. A petista tem melhor desempenho entre os que têm 55 anos ou mais (41%), quatro anos de estudo (50%) e residem no Nordeste (48%). Já a socialista é no eleitorado de até 24 anos (37%), com curso superior (37%) e da região Sul (40%).

 

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.