• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Visita » Lula como cabo eleitoral no estado Ex-presidente chega hoje a Pernambuco para reforçar candidaturas da presidente Dilma à reeleição e de Armando ao governo

Sávio Gabriel

Publicação: 04/09/2014 08:46 Atualização: 04/09/2014 14:39

Foto: Ricardo Stuckert /Instituto lula
Foto: Ricardo Stuckert /Instituto lula

Na tentativa de conquistar votos para a presidente Dilma Rousseff (PT) e para o candidato ao governo do estado Armando Monteiro (PTB), o ex-presidente Lula participa, hoje, de dois eventos em Pernambuco. O primeiro deles será à tarde, quando sairá em caminhada pelas ruas de Petrolina, no Sertão, onde também realizará um comício. À noite, o ex-presidente também participará de um comício, que acontecerá na comunidade de Brasília Teimosa, no Recife. A presença de Lula no Nordeste é estratégica para reforçar a imagem de Dilma na região onde, segundo o Ibope, ela tem 48% de aceitação.

A presidente Dilma comparecerá somente ao evento da capital, enquanto a chapa majoritária do PTB - formada pelo candidato ao governo Armando Monteiro (PTB), à Vice, Paulo Rubem (PDT), e ao Senado, João Paulo (PT) - participará dos dois eventos previstos para hoje. Apesar do bom desempenho no Nordeste, a principal adversária da petista, Marina Silva (PSB) , está ganhando espaço em Pernambuco desde a morte do ex-governador Eduardo Campos. O mesmo acontece com Paulo Câmara, adversário de Armando Monteiro. O PT tenta utilizar a boa avaliação que Lula sempre teve no estado para reverter a situação.

Nas peças de divulgação dos eventos previstos para hoje, o nome do ex-presidente é utilizado como carro-chefe. Um dos anúncios, que circulava pela internet, convocava os eleitores a “abraçar Lula, o presidente que mais fez por Pernambuco”. A divulgação dos atos também foram realizadas por meio do rádio e pela TV - inclusive no guia eleitoral.

Lula desembarca em Petrolina por volta das 15h30, onde será recebido por uma comitiva, formada pela chapa majoritária do PTB e pelo prefeito da cidade, Júlio Lossio (PMDB). De lá, eles serão acompanhados pela militância até a Praça 21 de Setembro, onde será realizado um comício. O ex-presidente e os integrantes do PTB deixam a cidade por volta das 17h30, em voo fretado.

Os detalhes da campanha no estado devem ser discutidos durante o trajeto até o Recife, já que não há reunião prevista na programação oficial. A presidente Dilma desembarca no Recife no início da noite. Ainda não há uma definição se ela seguirá sozinha para Brasília Teimosa ou se deve ir acompanhada de Lula e da comitiva.

De acordo com Bruno Ribeiro, vice-presidente do PT estadual, são esperadas de 20 a 30 mil pessoas nos dois eventos. “Há muitas delegações do Agreste e da Zona da Mata que querem ver Lula e já confirmaram presença”, afirmou.

Saiba mais

6 vezes Dilma Rousseff esteve este ano em Pernambuco
2 delas com o ex-presidente Lula ao seu lado

As visitas de Dilma ao estado em 2014

14 de abril
Ipojuca e Serra Talhada
Inaugurou o navio Dragão do Mar, em Suape, Ipojuca, no mesmo dia que Eduardo lançou a candidatura à Presidência em Brasília. Depois, participou, em Serra Talhada, da cerimônia de inauguração da 1ª etapa e ordem de serviço da 2ª etapa da Adutora Pajeú e lançamento do edital do Ramal do Agreste

13 de maio
Cabrobó
Visitou obras do projeto da integração do São Francisco em Cabrobó

13 de junho
Recife, Camaragibe e Olinda
Inaugurou a abertura ao tráfego da pista oeste da Via Mangue e visitou o terminal Cosme e Damião, em Camaragibe. Em seguida, foi à cerimônia de formatura de alunos do Pronatec. À noite, ao lado de Lula, participou do Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores/PE, num evento que contou com a participação do candidato ao governo Armando Monteiro (PTB). Depois, o petebista recebeu os petista em sua residência para um jantar

24 de julho
Recife
Dilma cancelou as agendas palacianas para prestigiar o velório do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna

16 de agosto
Recife
Acompanhada de Lula, veio ao velório de Eduardo Campos

21 de agosto
Petrolina, Cabrobó, Floresta
Desceu no aeroporto de Petrolina e viajou para Cabrobó para visitar obras da Transposição do Rio São Francisco. Em Floresta, concedeu entrevista de imprensa

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.