• (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Possibilidade » Caso eleita, Marina quer Serra e Suplicy como ministros Entre os cotados do futuro pasta ministerial da candidata, estão três pernambucanos: Roberto Freire, Sérgio Xavier e Cristovam Buarque

João Vitor Pascoal - Diario de Pernambuco

Publicação: 03/09/2014 14:00 Atualização: 04/09/2014 11:26

Foto: André Guerra/Divulgação
Foto: André Guerra/Divulgação

A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) já teria um ministério pré-moldado para o caso de vencer as eleições. Segundo informações de aliados, o "time" ministerial da candidata já contaria com membros de oito legendas. Entre os nomes, destacam-se figuras de partidos adversários no pleito presidencial como o tucano José Serra, que ocuparia o Ministério da Saúde, e o petista Eduardo Suplicy, apontado como possível ministro dos Direitos Humanos.

De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, publicada na Folha de São Paulo desta quarta-feira (3), dirigentes partidários e aliados que têm convivido com a candidata durante o período eleitoral afirmam que Marina pretende montar um governo "tipo Itamar (Franco)", dando prioridade a políticos com "nome limpo", com o objetivo de não abrir negociação por ministérios.

Dessa forma, a candidata pretende ganhar o apoio da opinião pública e, assim, tentar se impor diante da resistência que certamente será gerada no Congresso Nacional, onde não deve contar com a maioria.

Marina já sinalizou algumas vezes que, caso seja eleita, montará uma equipe sem levar em conta os partidos dos quais fazem parte os seus escolhidos. No debate presidencial realizado no último dia 25, na Band, ela declarou que "reconhece pessoas boas em todos os partidos". Ainda de acordo com ela, essa pessoas estão atualmente no "banco de reservas" e serão escaladas em uma "nova seleção" pelas pessoas que foram às ruas em junho do ano passado.

Veja abaixo outros nomes do "time" ministerial de um possível governo de Marina Silva. Entre os cotados, há três pernambucanos, Roberto Freire, Sérgio Xavier e Cristovam Buarque respectivamente deputado federal pelo PPS, ex-secretário do Meio Ambiente do governo Eduardo Campos e senador pelo PDT. Sérgio atualmente é assessor especial da candidata.

- Walter Feldman (Rede-SP) - Casa Civil
- Beto Albuquerque (PSB-RS) - Transportes
- Cristovam Buarque (PDT-DF) - Educação
- José Serra (PSDB-SP) - Saúde
- Eduardo Suplicy (PT-SP) - Direitos Humanos
- Sérgio Xavier (PV-PE) - Meio Ambiente
- João Paulo Capobianco (Rede) - Cidades
- Eduardo Giannetti - Fazenda
- Miro Teixeira (Pros-RJ) - Comunicação
- Neca Setubal (Rede) - Cultura
- Luiza Erundina (PSB-SP) - Desenvolvimento Social
- Roberto Freire (PPS) - Justiça
- Pedro Simon (PMDB-RS) - Relações Exteriores

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Carlos Ferreira
O Senador Cristovam Buarque também é PERNAMBUCANO do Recife. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.