• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eleições » Paulo Câmara lança programa de governo na próxima sexta-feira

Diario de Pernambuco

Publicação: 03/09/2014 07:15 Atualização: 02/09/2014 21:13

Socialista apresentará documento durante um evento da Frente Popular (Rapha Oliveira/DP/D.A. Press)
Socialista apresentará documento durante um evento da Frente Popular

Pouco menos de sete meses após ser oficialmente anunciado pelo ex-governador Eduardo Campos como o candidato da Frente Popular para a disputa do Executivo estadual, Paulo Câmara (PSB) lançará, enfim, na próxima sexta-feira (5), seu programa de governo com as principais propostas para administrar Pernambuco, caso venha a ser eleito. Para marcar a ocasião, um grande evento será realizado, com local e horário ainda a serem definidos pela coordenação de campanha. O documento será baseado em quatro eixos principais: desenvolvimento sustentável, qualidade de vida, políticas sociais e gestão.

Várias das propostas que constarão no documento apresentado por Câmara na sexta-feira já foram divulgadas durante a campanha. O socialista, no entanto, elegeu a questão da educação como a prioridade central de seu programa de governo “Ele trouxe a ideia da nova escola integrada. O que Paulo quer é que o estado tenha responsabilidade sobre a educação desde a primeira infância até o ensino superior, cuidando de todas as etapas em parceria, sobretudo, com os municípios”, explica a coordenadora do programa de governo da Frente Popular, Cecília Wanderley.

A ideia é que não haja discrepância entre o ensino fundamental, que hoje é de responsabilidade dos municípios, do médio, de responsabilidade do estado, e do superior, sob tutela, em grande parte, do governo federal. “Paulo quer que o estado seja responsável por essa qualificação e consiga manter esse nivelamento desde a primeira infância até a universidade. Para isso há várias propostas, como a universalização do programa Mãe Coruja, a melhoria da infraestrutura das creches, a chegada da educação de tempo integral ao ensino fundamental e a todos os alunos de nível médio, além do aumento do número de vagas de ensino superior na Universidade de Pernambuco (UPE) e a interiorização de suas unidades”, completou Cecília.

Várias outras propostas já foram divulgadas pelo socialista. Na área da saúde, por exemplo, Câmara prometeu construir quatro novos hospitais no interior e na Região Metropolitana, além de seis UPAs. Na área de segurança, prometeu consolidar o Pacto pela Vida, menina dos olhos do governo Eduardo Campos, com a manutenção dos 12% de redução na meta anual de homicídios. Apesar de não ter sido batida no ano passado (ficou em 7,6%), o PSB sempre destaca que Pernambuco é o único estado do país a reduzir os assassinatos por sete anos consecutivos.

A construção do programa começou ainda na pré-campanha, quando o socialista, seu vice, Raul Henry (PMDB) e o candidato ao Senado Fernando Bezerra Coelho (PSB) passaram a percorrer todas as regiões do estado para colher sugestões da população. Foram quase 160 municípios visitados. Em um segundo momento, o candidato passou a escutar segmentos específicos da sociedade, como: empresários, sindicatos, movimentos sociais, entidades ligadas às mulheres, jovens, idosos, pessoas com deficiência, entre outros. A terceira e última etapa, constou de debates sobre segmentos específicos, como educação, segurança, saúde, meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Ao final desses encontros, o programa finalmente foi concebido e agora está em fase final de revisão.

DEBATE
Nesta terça-feira (3), os três candidatos ao governo do estado com maior percentual de intenção de votos segundo as últimas pesquisas participam do primeiro debate da campanha. Armando (PTB), Paulo (PSB) e Zé Gomes (PSol) participarão do evento, que será realizado na Rádio Liberdade de Caruaru, das 10h às 12h. Serão seis blocos, nos quais os concorrentes terão a oportunidade de fazer questionamentos entre si e também responderão perguntas de jornalistas e de representantes de sindicatos locais. No próximo dia 26, a TV Clube realiza o seu debate com a presença dos três principais adversários ao Palácio do Campo das Princesas.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.