• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Disputa presidencial » Governo fracassou na condução da economia, diz Aécio

AE

Publicação: 29/08/2014 14:56 Atualização:

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou nesta sexta-feira (29) que o ministro Guido Mantega "não tem autoridade para questionar quem quer que seja", em resposta às críticas do ministro da Fazenda à gestão tucana na economia e ao seu principal colaborador econômico, o ex-presidente do BC Armínio Fraga.

Em agenda no início da tarde desta sexta, ao lado do governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB, Geraldo Alckmin (PSDB), nas obras do monotrilho no bairro de Vila Prudente, Aécio criticou duramente o ministro da Fazenda, destacando que o modelo de gestão da economia do governo petista fracassou.

"É triste que, num final de governo, um ministro da Fazenda entregue um quadro extremamente perverso ao povo brasileiro, de crescimento baixo, recessão a partir de hoje e inflação saindo do controle", destacou, voltando a afirmar que, em razão deste cenário, Mantega não tem autoridade para fazer tais críticas.

O candidato tucano criticou também o desempenho do PIB brasileiro, divulgado mais cedo pelo IBGE e que mostra uma contração de 0,6% da economia do País no segundo trimestre em relação ao primeiro. "Hoje é um dia triste para o Brasil, que acaba de entrar em recessão técnica: pelo segundo trimestre consecutivo temos um PIB negativo. O governo do PT terminou antes da hora."

Na sua avaliação, o legado da gestão petista será de crescimento e investimento baixos combinados com inflação e juros altos. "Há perda crescente da confiança da economia, com impacto nos investimentos e empregos", frisou.

Nas críticas a Mantega e ao governo do PT, o senador lembrou que o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, ao assumir a Presidência da República, pegou uma inflação de 1.600% ao ano e a reduziu para 7%. Ele também rebateu as críticas feitas por petistas de que FHC entregou ao ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva uma inflação em alta. "Se a inflação aumentou para 12% no final de 2002 foi em razão do risco Lula", ironizou o candidato do PSDB.

Para Aécio, o governo do PT, principalmente a gestão atual de Dilma Rousseff, fracassou na condução da economia brasileira. "Por isso, o sentimento de mais de 70% dos brasileiros na busca de mudanças, e os maiores responsáveis por este sentimento de mudança são aqueles que conduziram mal a economia brasileira", disse, atacando mais uma vez a gestão de Guido Mantega no Ministério da Fazenda.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.