• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Avaliação de ex-aliado » "Marina é o Lula de saias", diz ex-ministro José Dirceu

Tércio Amaral

Publicação: 29/08/2014 09:56 Atualização: 29/08/2014 16:08

Foto: Leo Cabral/ MSILVA Online
Foto: Leo Cabral/ MSILVA Online

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, um dos homens fortes do governo Lula (PT), já teria feito sua análise sobre o quadro eleitoral deste ano. O petista, que cumpre pena em regime semiaberto em Brasília por conta do escândalo do mensalão, tem dito a interlocutores que vê como certa a vitória da ex-ministra e candidata à Presidência Marina Silva (PSB). As informações são do blog do jornalista Fernando Rodrigues, do UOL.

“Marina é o Lula de saias”, diz o ex-ministro. Essa é uma de suas frases mais recorrentes de Dirceu, que visualiza um cenário consolidado com Dilma Rousseff (PT), que disputa à reeleição, e Marina Silva (PSB) no segundo turno. José Dirceu compara a força de Marina à de Lula em 2002, quando a “origem humilde” do petista se juntou ao desejo de mudança da maioria dos eleitores. Por isso, a expressão “Lula de saias”.

É bom assinalar que Dilma, Dirceu e Marina Silva foram aliados na gestão do ex-presidente Lula. Os três ocuparam ministérios importantes, mas só Lula e Dilma tiveram seus nomes ventilados para ocupar à Presidência da República pelo PT. Dirceu acredita que o cenário difícil e a possível derrota do PT é quase exclusivamente culpa de Dilma. A presidente teria tomado decisões erradas ao não construir pontes com a sociedade nos últimos anos.

Dirceu também acredita que outro erro da presidente foi não ter chamado do ex-presidente Lula para ajudá-la. Na avaliação dele, Dilma estaria “colhendo o que plantou”. O petista preso nutre certa mágoa da presidente pela forma como ela o trata, sobretudo nos últimos anos. O tratamento estaria sendo duro e protocolar. Na verdade, parte do PT procurou se afastar publicamente dos condenados no escândalo do mensalão. Com o ex-ministro, não seria diferente.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.