• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pesquisa » Câmara encosta em Armando, segundo Ibope

Diario de Pernambuco

Publicação: 26/08/2014 18:56 Atualização: 26/08/2014 21:28

A 40 dias das eleições e depois de 15 dias da morte do ex-governador Eduardo Campos, o candidato do PSB ao governo do estado, Paulo Câmara, apresentou um crescimento considerável nas intenções de voto. Na segunda rodada da pesquisa Ibope/ TV Globo, divulgada nesta terça-feira (26), o socialista tem 29%. Antes, ele detinha 11%. O senador licenciado Armando Monteiro (PTB) tem 38% das intenções de voto. Ele tinha 43%.O petebista oscilou negativamente na margem de erro.

Os candidatos Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB), Pantaleão (PCO) e Zé Gomes (PSol) aparecem com 1% cada. De acordo com o levantamento, 13% dos eleitores votariam em branco ou nulo e 13% não sabem ou não responderam.

Ao receber os dados da pesquisa, Paulo Câmara comemorou e disse que o crescimento era esperado. "Nossa estratégia teve início em abril, quando comecei minha pré-campanha com Eduardo Campos. Fomos a vários municípios e, a partir de junho, comecei a distribuir nosso material de campanha. Ate então, a população estava distante da eleição, também pela Copa do Mundo. O desconhecimento em torno do meu nome era de 70%. Com o guia, meu nome ficou em evidência. Com a perda de Eduardo, esse processo se acelerou. As Pessoas quiseram saber quem era o candidato de Eduardo, quem era Paulo Câmara. Isso se acelerou e não irá parar por aqui, pois o povo quer a continuidade desse trabalho", afirmou.

Para Armando Monteiro, o resultado não surprende. "Vivenciamos nas duas últimas semanas um clima de comoção jamais registrado na história política de Pernambuco, amplificado pela intensa cobertura da mídia. Tornou-se inevitável a associação das homenagens póstumas ao candidato adversário e seu grupo político. De agora em diante, resta saber o que passará a se constituir, verdadeiramente, em capital político próprio do candidato. De nossa parte, registramos como muito positiva a cristalização das nossas intenções de voto em elevado patamar, garantindo a manutenção da nossa liderança, mesmo nesse cenário atípico. Registre-se ainda que continuamos a ser o candidato que apresenta o menor índice de rejeição", disse.

O instituto também ouviu os eleitores sobre a disputa para o Senado. O candidato João Paulo (PT) tem 35% das intenções de voto e o seu principal adversário, Fernando Bezerra Coelho (PSB), 22%. Em relação aos números da primeira rodada de pesquisas do Ibope, o socialista também apresentou um crescimento. Antes, ele tinha 16% e o petista, 37%.

João Paulo, aliado de Armando, também encarar como natural o aumento nas intenções de voto de Paulo Câmara. "Com toda a máquina que há por trás da campanha dele é natural o crescimento. Mas é algo passageiro, que ocorreu por causa da comoção do momento", declarou.  O petista acrescentou que não deve haver muitas mudanças na estratégia da campanha da coligação Pernambuco Vai Mais Longe.

O Ibope ouviu 1.512 eleitores no estado entre os dias 23 e 26 deste mês. A margem de erro máxima é de três pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) como PE-00019/2014.

Confira os números:
Intenções de voto (estimulada)
                                      30 de julho    26 de agosto
Armando Monteiro (PTB)     43%            38%       
Paulo Câmara (PSB)           11%            29%
Zé Gomes (PSol)                 2%              1%
Jair Pedro (PSTU)                 1%             1%
Miguel Anacleto (PCB)           1%             1%
Pantaleão (PCO)                  1%             1%
Brancos e nulos                  19%            13%
Indecisos                           22%            16%


Rejeição
                                               30 de julho           26 de agosto

Pantaleão                       26%                 32%
Zé Gomes                       24%                 33%
Jair Pedro                        21%                 24%
Paulo Câmara                  20%                 19%
Miguel Anacleto                 19%                23%
Armando Monteiro             14%                17%
Poderiam votar em todos   15%                12%
Não souberam ou não responderam 35%    27%


Senado
                                               30 de julho     26 de agosto

João Paulo (PT)                 37%         35%
Fernando Bezerra Coelho (PSB) 16%    22%
Simone Fontana (PSTU)        3%           2%
Albanise Pires (PSol)             1%          1%
Oxis (PCB)                           0%          1%
Brancos e nulos                   17%        15%
Não sabe ou não respondeu  25%        24%

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.