• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eleições 2014 » Fecomércio envia minuta com sugestões aos candidatos ao governo de Pernambuco

Tércio Amaral

Publicação: 25/08/2014 11:03 Atualização:

Josias Albuquerque defende incentivos ao setor. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Josias Albuquerque defende incentivos ao setor. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

A Fecomércio de Pernambuco elaborou uma minuta com sugestões a todos os candidatos ao governo do estado nestas eleições. Independente dos programas de governo, as propostas podem ajudar os futuros gestores em temas importantes para o desenvolvimento econômico, principalmente no setor de serviços. Entre as propostas da entidade, estão a redução de 50% da Margem de Valor Agregado (MVA) no cálculo da substituição e antecipação tributária do ICMS para os segmentos das Médias e Pequenas Empresas (MPEs) e a criação do Programa Estadual do Micro Empreendedor Individual.

A minuta é dividida em três eixos temáticos. O primeiro é dedicado aos aspectos institucionais, o segundo à elevação de competitividade, e, por fim, o terceiro à ampliação de mercados. Este último ponto, inclusive, traz uma proposta ousada: a criação de um polo empresarial de pequenas empresas recicladoras de resíduos sólidos, conforme a experiência exitosa na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso. Esta é uma temática que agrega duas frentes importantes na política: a do meio ambiente e do incentivo aos pequenos negócios.

O presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Albuquerque, coordenou os trabalhos e sugestões. Para ele, “os pequenos negócios são cruciais para o fortalecimento do mercado interno e adensamento das cadeias produtivas, por isso são necessárias ações que contribuam para o crescimento desse setor”. A Fecomércio representa 18 sindicatos patronais e mais de 86% das empresas constituídas em Pernambuco.

Outras sugestões da minuta estão o incentivo ao fortalecimento de uma rede de laboratórios de metrologia de Pernambuco para atender às necessidades das MPE’s; estímulo ao desenvolvimento de Incubadoras de Base Tecnológica; a inserção da cultura empreendedora como práxis educacional nas escolas da rede estadual de ensino; e atuação conjunta com as prefeituras municipais, com objetivo de disponibilizar e modernizar equipamentos para operação de pequenos negócios, tais como mercados públicos, feiras livres e centros comerciais.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.