• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Novidades » Regras do Minha Casa virão entre 15 e 30 dias, diz MRV

Agência Estado

Publicação: 03/07/2014 17:57 Atualização:

As regras para o Minha Casa, Minha Vida 3 devem ser tornadas públicas entre 15 e 30 dias. O detalhamento da terceira etapa do programa, que será colocado em prática entre 2015 e 2018, permitirá às empresas de construção planejar os empreendimentos que serão lançados a partir do início do próximo ano.

A estimativa é de Rubens Menin, presidente da Associação Brasileira das Incorporadoras (Abrainc) e presidente do conselho de administração da MRV Engenharia, uma das principais parceiras do governo federal no programa.

"Os ajustes estão sendo feitos a quatro mãos, com empresas, bancos, associações e os ministérios. Ainda temos de 15 a 30 dias para acertar os detalhes. Acho que nesse período, conseguimos liquidar a fatura", afirmou Menin, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Com a definição das regras da terceira etapa, o setor espera evitar uma interrupção no programa como a ocorrida na passagem de 2010 para 2011. Nesse período, não houve contratação de novos empreendimentos por cerca de seis meses devido a indefinições nos parâmetros do programa.

As regras pendentes envolvem os valores de subsídios, taxas de juros e ajustes nos limites em preços de imóveis, congelados desde 2012 e considerados muito defasados pelas incorporadoras. "Sabemos que têm limitações no Orçamento da União. Então estamos tentando desenhar a melhor solução possível", contou.

A definição da meta de contratação de 3 milhões de moradias, anunciada hoje pela presidente Dilma Rousseff, foi acertada previamente com representantes do setor de construção e representa um grande avanço no programa, segundo avaliação de Menin. "O anúncio é um compromisso do governo. Serve para mostrar para as empresas não demitirem, manterem seus investimentos, porque o programa vai ter continuidade", ressaltou.

"Está tudo muito bem organizado. O governo já tem a experiência de ter feito dois Minha Casa, Minha Vida. A meta de 3 milhões de moradias é totalmente factível. As empresas estão 100% preparadas", elogiou Menin.

Governo

Procurado pela reportagem, o Ministério das Cidades confirmou que o detalhamento está sendo discutido, mas não forneceu data para publicação dessas regras. "O detalhamento da terceira etapa do programa MCMV está em discussão no Governo Federal e com os principais parceiros - movimentos sociais, empresários e poder público local", informou a pasta por meio da assessoria de imprensa.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.