• (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pesquisa » Copa do Mundo influencia eleitorado brasileiro Se antes o clima era de protesto, agora a aceitação ao Mundial aumentou, segundo pesquisa do Instituto Datafolha

Publicação: 03/07/2014 15:26 Atualização:

Foi só a bola rolar para a opinião do eleitorado brasileiro mudar "de virada". Em pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Datafolha, 65% dos entrevistados disseram que os protestos durante o Mundial causaram vergonha. Apenas 26% afirmaram que elas causaram orgulho. Os dados apontam um clima totalmente diferente do que foi visto há um ano, durante as manifestações que pararam o país e, entre outras coisas, questionavam os gastos excessivos para sediar a Copa do Mundo no Brasil. Os pesquisadores ouviram 2.857 entrevistados em 177 municípios brasileiros, nos dias 1º e 2 de julho (terça e quarta-feira).

 

Sobre as polêmicas vaias dirigidas à presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff na abertura do campeonato, no dia 12 de junho no Itaquerão (SP), 76% acreditam que os manifestantes agiram mal, contra 17% que concordaram com a atitude. Sobre a realização da Copa, no entanto, houve um empate técnico. Cerca de 46% dos entrevistados afirmaram que a Copa trouxe mais prejuízos do que benefícios para o país. Quarenta e cinco por cento acharam que houve mais benefícios do que prejuízos. A maioria vê a organização da Copa no Brasil um motivo de orgulho: 60%, contra 28% dos que responderam que dá vergonha.

 

Essa sensação de otimismo não é mera impressão e pode ser confirmada na análise de dados. Na pesquisa divulgada hoje, 63% disseram que aprovam a Copa do Mundo. No último levantamento, feito há cerca de um mês, esse índice era de 51%. Os que eram contra a Copa, agora, somam 27%. Em junho, esse percentual era de 35%. O número de indiferentes ao campeonato passou de 13% para 10%. 

Tags:

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: José Lunguinho
Acredito que seja muito cedo para se ter uma avaliação do custo/benefício da copa ser realizada aqui. Vamos deixar passar uns meses e aí veremos o que vai acontecer em algumas cidades onde tiveram estádios construídos. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.