• (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Dificuldade » Dilma se mantém líder no Ibope, com 39%, porém metade dos eleitores desaprovam sua gestão

Aline Moura - Diario de Pernambuco

Publicação: 19/06/2014 09:13 Atualização: 19/06/2014 15:25

Cenário eleitoral praticamente se manteve o mesmo do mês de maio, mesmo com toda movimentação dos presidenciáveis. Foto montagem: Roberto Stuckert Filho/PR, Igo Estrela/ObritoNews, Antônio Cruz/ABr (Foto montagem: Roberto Stuckert Filho/PR, Igo Estrela/ObritoNews, Antônio Cruz/ABr)
Cenário eleitoral praticamente se manteve o mesmo do mês de maio, mesmo com toda movimentação dos presidenciáveis. Foto montagem: Roberto Stuckert Filho/PR, Igo Estrela/ObritoNews, Antônio Cruz/ABr
Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) apareceu na pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias e divulgada nesta quinta-feira (19) com 39% das intenções de votos, na liderança. O senador Aécio Neves (PSDB) desponta com 21% enquanto o ex-governador Eduardo Campos (PSB) está com 10%. De maio para junho, não há alteração de cenário, praticamente, mesmo com o início da Copa do Mundo e as vaias e xingamentos recebidos por Dilma na abertura do Mundial. Dilma e Eduardo Campos oscilaram negativamente um ponto percentual, que não significa muita coisa, e Aécio oscila positivamente um ponto percentual.

A pesquisa também levou em consideração os nomes do pastor Everaldo (PSC), Magno Malta (PR), José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL), que desistiu da disputa. Somando todos eles, as intenções de voto desses sete possíveis candidatos chegam a  6%.

O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 15 deste mês, logo após a abertura da Copa do Mundo. A simulação mostrou, contudo, que Dilma, neste momento, não consegue vencer no primeiro turno, porque tem 39% das intenções de votos, contra 40% dos demais candidatos.

O nível de confiança da pesquisa é 95% e a margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios de todas as regiões brasileiras.

Apesar de liderar as intenções de voto, a avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff é considerado regular por 34% dos brasileiros, enquanto 33% avaliam a gestão da petista como ruim ou péssima e 31% a consideram ótima ou boa.

Segundo o Ibope, metade dos eleitores desaprovam a atual gestão de Dilma (50%), em oposição aos 44% que a aprovam. E no que se refere à confiança na Presidente Dilma Rousseff tem uma longa estrada. Ao todo, 52% dos eleitores disseram não confiar nela, contra 41% que afirmam o contrário.

O Ibope também comparou a opinião dos eleitores em relação ao governo de Dilma e ao governo do ex-presidente Lula. Nesse cenário, 45% afirmam que a gestão de Dilma  está pior, 44% afirmam que está igual à de seu antecessor e 9% declaram que o governo de Dilma é melhor do que o de Lula.

 

Com informações do Instituto Ibope

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: ito cavalcanti
E inacreditavel , inaceitavel e absurdo , como existem milhoes de eleitores desinformados em politica e em politicos. Alem dos Analfabetos em Politica. Pessoas bem informadas em politica e em politicos sabem que a melhor candidata e a sra. Dilma Rousseff . E incrivel e inaceitavel o sr. Aecio Nev | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.