• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Câmara do Recife » Projeto contra o Programa Mais Médicos é retirado pelo autor

Ana Luiza Machado

Publicação: 16/06/2014 19:06 Atualização: 16/06/2014 20:07

 (Aguinaldo Leonel/Câmara )

Depois da surpresa da última quarta-feira, o vereador do Recife Rogério de Lucca (PSL) retirou o projeto que proíbe o muncípio a contratar médicos estrangeiros que não possuam o diploma revalidado no Brasil. Na última sessão da Câmara, na semana passada, os vereadores, a maioria sem conhecimento do que estavam votando, aprovaram em 1ª discussão a proposta contrária ao programa federal Mais Médicos.

No dia, o projeto tinha sido colocado extra-pauta e a atitude do presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), que também é medico como Rogério de Lucca foi tida por alguns vereadores como corporativista. Para encerrar o trâmite no Legislativo a matéria precisaria passar pela segunda votação, que seria nesta segunda-feira, mas sob pressão e a pedidos, o autor retirou o projeto. Muitos vereadores já haviam declarado que votariam contra.

Na defesa do projeto, na semana passada, Rogério de Lucca afirmou à imprensa que estava "lutando pela classe médica nacional e que não dá para assumir os erros causados por estes profissionais". Henrique Leite (PT) e Eurico Freire (PV), nesta segunda, fizeram conjuntamente uma emenda ao projeto que também não chegou a ser votada.

No debate, Eurico Freire argumentou o programa beneficia a população aumentando em 21% o número de consultas e encaminhamentos. "São 35 médicos atuando em 28 postos de saúde. Aprovar esse projeto é contrariar os interesses da população. É competência da União legislar sobre esse assunto. O PL é ilegal", disse Freire.

O presidente Vicente André Gomes, mudou de atitude e aconselhou a retirada da matéria, que foi acatada. Nas galerias da Câmara, um público favórável ao programa federal comemorou a derrocada do projeto. Com acartazes e apitos interromperam a sessão cantando o hino nacional.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.