• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eleições 2014 » Lula vem a Pernambuco para reforçar a campanha de Dilma à Presidência

Aline Moura - Diario de Pernambuco

Publicação: 13/06/2014 08:53 Atualização: 13/06/2014 11:26

Foto: Nelson Antoine (Foto: Nelson Antoine)
Foto: Nelson Antoine

O momento mais aguardado pelo PT de Pernambuco acontece hoje, um dia depois da estreia do Brasil na Copa. Era esperado desde 2012 e quase vira uma "lenda" sob o olhar dos adversários, mas está confirmado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará no estado com a presidente Dilma Rousseff (PT) para participar, à noite, de um evento político de apoio à pré-candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao governo do estado. Esta será a segunda vez que Lula vem à sua terra natal desde que deixou o comando do Palácio do Planalto. Ele esteve aqui em 2011 para receber três títulos de doutor honoris causa concedidos por três universidades. Na época, ainda era aliado do então governador Eduardo Campos (PSB).

A vinda de Lula ao estado quebra um tabu e pode ser um diferencial na campanha de Armando e do deputado federal João Paulo (PT), que concorre ao Senado. Os petistas alegam que ele não pôde participar da campanha municipal em 2012 porque estava convalescendo de um câncer na garganta, mas o cacique petista entrou de cabeça na disputa em outros municípios brasileiros, especialmente São Paulo, onde Fernando Haddad elegeu-se prefeito. Lula não veio há dois anos, na verdade, porque o PT estava totalmente rachado no Recife e ele não queria bater de frente com Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e aliado no Congresso.


A expectativa dos aliados, contudo, ainda gira em torno do discurso que Lula vai deixar registrado em Pernambuco para fortalecer Armando, João Paulo e a presidente Dilma, que agora tem Eduardo Campos como adversário. Lula costuma usar a tática do "morde e assopra" quando se trata de Eduardo. Ele já comparou o ex-governador a Fernando Collor, disse que Eduardo tendia a se aliar "à direita", mas costuma enfatizar a "belíssima" amizade com o ex-governador.

Agenda
Dilma Rousseff, por sua vez, chega antes de Lula para a sua terceira visita a Pernambuco neste ano. Vem cumprir uma extensa agenda administrativa, inclusive com um dos adversários políticos do PT, o prefeito Geraldo Julio (PSB). A presidente vai inaugurar a Via Mangue ao lado do socialista. O ato será cercado de simbolismos porque o PT diz que a obra tem o seu DNA, porém os socialistas alegam que a via expressa só foi concluída pelo esforço da atual gestão.

Depois da Via Mangue, a presidente passará no terminal Cosme e Damião, um dos ramais da Copa no estado, e segue para uma formatura do Pronatec, no Centro de Convenções, um programa que virou a "menina dos olhos" do governo federal. De janeiro até ontem, por exemplo, ela participou de 11 cerimônias de entregas de diploma, num esforço para mostrar o empenho do sua gestão na qualificação dos trabalhadores.

Saiba mais

O que Dilma vem fazer em Pernambuco

  •     Inaugurar as obras da Via Mangue, na Zona Sul do Recife
  •     Visitar o Terminal Integrado Cosme e Damião, que dá acesso à Arena Pernambuco
  •     Entrega de diplomas dos alunos graduados no programa federal do Pronatec, no Centro de Convenções
  •     Plenária do PT na casa de recepções Blue Angel, com a presença do ex-presidente Lula
  •     Jantar com lideranças políticas na casa do senador e pré-candidato ao governo Armando Monteiro (PTB)

3 vezes Dilma veio a Pernambuco neste ano

11 cerimônias de entrega de diplomas do Pronatec (BA, PI, MG, RS, RJ, MT, PA, BA, MG SP e SC)
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.