• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Aliança » PSOL forma chapa com o PMN em Pernambuco

Publicação: 10/06/2014 18:51 Atualização:

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) apresentou nesta terça-feira (10) a advogada Viviane Benevides Cruz como pré-candidata a vice na chapa encabeçada por Zé Gomes, pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PSOL. Na entrevista coletiva realizada na sede do PMN-PE, no bairro de Santo Antônio, os dirigentes das duas legendas enfatizaram a base programática da aliança e destacaram que esta decisão, somada à escolha da pré-candidata Albanise Pires (PSOL) para disputar o Senado, faz com que a chapa seja a única, entre as majoritárias, com predomínio de mulheres, reforçando as lutas por direitos iguais entre os gêneros.

PSOL e PMN assinaram em abril um documento com as bases políticas e programáticas para a coligação eleitoral nas eleições de 2014 em Pernambuco. Para Zé Gomes, o fato de a coligação partir de um compromisso público em torno de propostas para o Estado é uma diferença fundamental em relação às pré-candidaturas adversárias, que fazem apenas uma "soma de legendas".

"Nas outras duas outras pré-candidaturas postas, a ocupação da vice foi mera acomodação política. Em um caso, acomodação dos indicados por dois antagonistas da eleição passada: Eduardo Campos, representado por Paulo Câmara, e Jarbas Vasconcelos, representado por Raul Henry. Na chapa de Armando Monteiro, a definição do ocupante da vaga parece um circo dos horrores. Hora a vice é do PDT, hora do PP, e o próprio pré-candidato disse que Inocêncio Oliveira poderá ser um bom vice", disse Zé Gomes.

Para Viviane, seu papel de vice "não será figurativo". "A coligação é fruto do debate político e programático. Nós vamos participar da formulação das propostas de govenro", frisou.

O acordo prevê que os dois partidos disputem juntos as eleições proporcionais para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. As legendas também estarão coligadas na disputa para o Senado, em torno do nome da pré-candidata Albanise Pires, dirigente nacional do PSOL.

"Esta é a única chapa majoritária com maioria feminina. Isto certamente fortalecerá nossa luta contra o machismo e a homofobia", observou Albanise.

De acordo com Zé Gomes, o próximo passo é construir o programa de govenro a partir de um diálogo com setores da sociedade civil organizada e movimentos sociais.

Pré-candidatos

Zé Gomes é técnico em administração, trabalha com educação popular, e iniciou sua militância no movimento estudantil na Unicap e UFPE. Foi militante do PT e é fundador do PSOL, tendo sido o candidato a Deputado Federal mais votado da legenda em Pernambuco nas eleições de 2006. Também foi candidato a vice-prefeito do Recife em 2008. Atualmente é presidente do diretório estadual e assessor da Executiva Nacional do PSOL. Tem tido atuação destacada nas últimas mobilizações populares na região metropolitana em relação à luta pelo transporte público.

Militante e advogada, Viviane Benevides Cruz possui pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual Trabalhista, e é mestranda em Processo Civil. Atua no do projeto de assistência jurídica gratuita do PMN Mulher, onde mulheres recebem atendimento jurídico de forma gratuita. Milita desde 2010 em um projeto que leva assistência jurídica gratuita a setores da sociedade que não podem arcar com os honorários advocatícios.

Da assessoria de imprensa

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.