• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Datafolha » Pesquisa: Dilma continua em queda. Oposição não cresce

Tércio Amaral

Publicação: 06/06/2014 10:58 Atualização: 06/06/2014 17:29

Ex-presidente Lula é o maior cabo eleitoral da presidente. Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Ex-presidente Lula é o maior cabo eleitoral da presidente. Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Às vésperas da realização da Copa do Mundo, a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto para Presidência, segundo pesquisa do DataFolha publicada nesta quinta-feira (5). No entanto, com 34% da preferência do eleitorado neste levantamento, segue oscilando negativamente em relação aos últimos levantamentos. Em maio, Dilma chegou a pontuar com 37%.

Desde o mês de fevereiro, sua queda foi de 44% para 34% das intenções. Dentro do quadro atual, haveria possibilidade de segundo turno, mas dentro da margem de erro. Os adversários da presidente, quando somados, possuem 35% das intenções de voto. Apesar da oscilação negativa, a petista é favorecida com a falta de crescimento dos seus concorrentes.

 

Em relação ao útimo levantamento, o ex-governador de Pernambuco, o presidenciável do PSB, Eduardo Campos, oscilou negativamente 4%. Campos, nesta pesquisa, ficou com 7%. O socialista, levando em conta a margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, fica empatado tecnicamente com o candidato do PSC, o pastor Everaldo Pereira.

O senador de Minas Gerais e pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, registrou a menor tendência negativa em relação ao mês de maio. O tucano perdeu 1% e agora está com 19% das intenções de voto. Num quadro hipotético, somando os partidos nanicos, a oposição chegaria a 35% das intenções, reforçando o cenário para um eventual segundo turno.

A aprovação do governo petista também caiu para 23%. Outro ponto importante divulgado na pesquisa é que a taxa de eleitores sem candidato bateu um recorde que vinha desde 1989, com 30%.

O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre terça-feira (3) e quinta-feira (5) em 207 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.