• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Em visita a Belo Horizonte, Ricardo Lewandowski promete ampliar diálogo Ministro vai presidir o Supremo Tribunal Federal após a saída de Joaquim Barbosa

Bertha Maakaroun -

Publicação: 06/06/2014 08:25 Atualização:

Ministro Ricardo Lewandowski esteve em BH nessa quinta-feira. Foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press	 (Marcos Vieira/EM/D.A Press	)
Ministro Ricardo Lewandowski esteve em BH nessa quinta-feira. Foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, disse nessa quinta-feira, em Belo Horizonte, que, se for eleito para presidir o órgão, pretende ampliar o diálogo entre os poderes e entre a magistratura e a classe dos advogados. Ao escolher o diálogo como questão central em sua gestão, ele deixa implícito contraponto à atuação do ministro Joaquim Barbosa à frente da Corte, criticado nesse sentido pelas instituições de classe. Barbosa anunciou a intenção de se aposentar no fim do mês. “Se for eleito, insisto nesse ponto pois dependo da eleição, quero ampliar o diálogo. Esse é um ponto central”, afirmou.

Evitando tratar a sua eleição como um fato consumado, Lewandowski considerou que não pode afirmar que será o presidente do STF. “Primeiro precisa haver a abertura da vaga. A tradição é que o mais antigo seja eleito, mas isso não está escrito em nenhuma lei nem no Regimento Interno da Corte. Então,não sou presidente nem serei enquanto não for eleito”, assinalou.

O ministro fez a palestra de abertura do 2º Congresso Nacional de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sobre o tema “A criminalização dos movimentos sociais e os efeitos no sindicalismo”. Organizado pelo Conselho Federal da OAB e pela entidade em Minas, o congresso discutirá hoje , no Minascentro, temas como a liberdade sindical, a negociação coletiva no setor público e privado, o direito de greve dos servidores públicos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.