• (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Adeus » Joaquim Barbosa vai se aposentar do Supremo Tribunal Federal Presidente do STF comunicou decisão à Dilma Rousseff e ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB

Aline Moura - Diario de Pernambuco

Publicação: 29/05/2014 11:50 Atualização: 29/05/2014 15:14

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, está prestes a anunciar a aposentadoria. Joaquim Barbosa tem 59 anos e só precisaria deixar o cargo de ministro em 2024.Mas ele já comunicou a decisão ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e à presidente Dilma Roussef (PT), em encontros reservados com ambos.  

A decisão está surpreendendo o meio político e os fãs do ministro, que ficou conhecido pelo rigor no julgamento do Escândalo do Mensalão. "O motivo (da reuniã foi) surpreendente e triste, o ministro veio se despedir. Ele deixará o STF. Falou que vai se aposentar no próximo mês", disse Renan, por meio de sua assessoria de imprensa.

Joaquim Barbosa já tinha dado indícios de que deixaria o cargo no início do ano, quando afirmou, numa entrevista à Veja que achava "que chegou a hora de sair". Na época, contudo, ele negou que fosse disputar qualquer cargo político. "Isso é uma bobagem, não sou candidato a nada". disse. "Estou há quase 11 anos no STF. Sou favorável a um mandato de 12 anos. Acho que já chegou a hora".

Na época que deu a entrevista, em 15 de fevereiro de 2014, Joaquim revelou que o partido com o qual tinha mais identificação era o PT, de quem, curiosamente, virou alvo de várias críticas nos últimos meses, inclusive na semana passada, quando impediu que os réus do Mensalão pudessem trabalhar.

Eleição - Por meio da assessoria de imprensa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que Joaquim Barbosa não pode mais se candidatar a cargos eletivos. Pela Lei 64/90, magistrados precisam se desincompatibilizar do cargo seis meses antes para concorrer às eleições.   

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: lUIZ lUIZ REIKI sILVA
A Elite de Aristocratas Petistas, Os Donos do Poder habitantes da "Casa Grande" criminosos do colarinho branco, venceram!Primeiro isolaram Barbosa no STF, depois derrubaram o Homem! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.