• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Prefeito caçado » Mais uma cidade de Minas terá que fazer novas eleições para prefeito Nesta terça-feira a Corte da Justiça Eleitoral determinou a realização de novo pleito em Ibiaí, no Norte de Minas

Marcelo Ernesto

Publicação: 27/05/2014 21:33 Atualização:

Mais uma cidade de Minas Gerais terá que fazer novas eleições, após a Justiça Eleitoral caçar o prefeito eleito. Nesta terça-feira, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou, por maioria de votos, a cassação da prefeita eleita de Ibiaí, Sandra Maria Fonseca Cardoso (PHS) e seu vice, Kleber Henrique e Freitas Martins (PP). Os dois foram acusados de abuso de poder econômico e gasto ilícito de recursos de campanha eleitoral e ainda se tornaram inelegíveis por oito anos. Com a decisão de hoje, Ibiaí se junta a Ipiaçu, no Triângulo Mineiro, outra cidade onde os eleitores terão novo pleito para o Executivo municipal. Segundo o TRE, cerca de 19 municípios aguardam julgamento de ações.

A prefeita de Ibiaí foi acusada de ter omitido da prestação de contas valores gastos com publicidade pesquisa, combustível e locação de imóvel para comitê. Segundo os partidos que representaram contra Sandra - PSDB, PRB e PT -, a declaração é incompatível com a “magnitude da campanha realizada por ela”. De acordo com o relator do processo, desembargador Geraldo Augusto, as inconsistências deixaram “clara a existência de caixa dois”. “Verifica-se que é incontestável a gravidade da conduta dos recorrentes, considerando-se a vultosa campanha realizada, em total inobservância das normas legais pertinentes, em um município de pequena dimensão e com eleitorado de apenas 6.281 eleitores”, ressaltou.

No dia 06 de abril deste ano, os eleitores de São Sebastião da Vargem Alegre, na Zona da Mata, escolheram Claudionir (PMDB) e o vice Zé Antônio Alves. A eleição foi a primeira do ano de 2014 e a décima após as eleições de 2012. Em 2013, os eleitores de Biquinhas, Cachoeira Dourada, Diamantina, São João do Paraíso, Santana de Cataguases, Água Boa, Mathias Lobato, Montezuna e Santa Helena de Minas tiveram novo pleito.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.