• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ditadura militar » Comissão da Verdade apresenta relatório oficial do caso Padre Henrique

Tércio Amaral

Publicação: 26/05/2014 12:02 Atualização:

A Comissão da Verdade em Pernambuco apresenta nesta terça-feira (27), às 10h, na Capela São José dos Manguinhos, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, o relatório oficial sobre o assassinato do padre Antônio Henrique, assassinado em 1969, durante o regime militar (1964-1985). Os resultados dos trabalhos de investigação do colegiado serão apresentados na sede da Arquidiocese de Olinda e Recife com a presença do arcebispo dom Fernando Saburido. O evento é aberto ao público e será acompanhado por parentes do religioso, secretários de estado, parlamentares e representantes da sociedade civil.

“Adicionamos no relatório novos documentos, conteúdos das ligações (grampos) e as posições finais do Ministério Público de Pernambuco na época, que teve sua autonomia polida no período”, declarou o relator do caso, o advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Henrique Mariano. Os documentos serão apresentados no volume 2 do Caderno da Memória e Verdade da Comissão de Pernambuco.

O relatório é subdivido em cinco tópicos: biografia, sequestro e assassinato, metodologia de trabalho empregada pelo colegiado, documentos confidenciais do Serviço Nacional de Informações (SNI) e a conclusão sobre o assassinato do Padre Antônio Henrique. “O crime foi perpetrado por agentes do Estado de Pernambuco, em conluio com civis integrantes da chamada extrema direita, com o desiderato de aterrorizar, amedrontar e coibir o inconteste foco de resistência ao regime militar então exercido por parte considerável da Igreja Católica no Estado de Pernambuco, sob a liderança do arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder”, diz o relatório.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.